Arame

Conheça os principais tipos de arame

Diferenças entre os tipos de arame: galvanizado, recozido e trançado

Com a grande versatilidade de materiais no mercado nacional, muitos se perguntam sobre as diferenças de tipos de arame e suas funcionalidades. Por isso, preparamos algumas dicas para você entender alguns aspectos que diferem os tipos de arame mais conhecidos.

Principais tipos de arame

Arame galvanizado 

O arame galvanizado é basicamente um fio que foi reforçado pelo processo de galvanização química. O processo envolve o revestimento do fio de aço com um metal protetor e resistente à ferrugem, como o zinco. 

Também conhecido como fio de ferro galvanizado, esse fio é forte, não enferruja e pode servir a vários propósitos em casa. Dependendo de suas necessidades e requisitos, você pode escolher fios de aço em várias espessuras.

Dentre os tipos de arame, o galvanizado é certamente um dos mais fortes. Por isso, você pode usá-lo facilmente para criar um perímetro de proteção em torno de sua casa ou propriedade. Cortar o cabo levaria muito tempo e esforço, tornando-o um impedimento eficaz para ladrões e até animais selvagens. Uma boa idéia é usar os cabos em uma cerca para impedir que as pessoas entrem. 

Uma cerca com fio de aço galvanizado será uma maneira fácil e útil de manter sua casa segura. Esse tipo de arame é frequentemente usado em: 

  • No setor industrial, seu uso é amplo, são fabricados todos os tipos de malhas, cabos de aço, clipes.
  • No setor agrícola, é utilizado na construção de treliças, cercas lisas e pomares de frutas.
  • Na construção, é usado para amarrar cofragens e hastes.
  • Também é utilizado para artesanato, gravatas, embalagens de mercadorias, currais, vinhedos, entre outros.

Algumas vantagens do arame galvanizado que podemos citar são por exemplo: maior resistência a corrosão; versatilidade e ideal para gerenciamento de loja de ferragens.

Arame recozido 

Trata-se de um fio de aço com acabamento preto que é usado regularmente para amarrar os estribos (feitos com fio-máquina) que entram nos castelos e correntes dos edifícios. Estes materiais são básicos nas construções, pois colaboram no reforço e firmeza das estruturas.

O arame recozido é feito de fio de aço de baixo teor de carbono através do processo de recozimento. A durabilidade desse tipo de fio é alta, enquanto a resistência à tração é menor que do que o arame galvanizado. 

Ele é fabricado em bobinas de pesos e dimensões variados. O peso e o tamanho que você pedir dependerão da finalidade do fio. O recozimento é um processo de tratamento térmico que realmente altera as propriedades físicas e químicas do arame, causando assim, uma maior durabilidade do fio. 

Você normalmente encontra três tipos de arame recozidos disponíveis no mercado (recozido preto, recozido com óleo preto e fio recozido com frequência) havendo também certas variações em cada categoria/opção. O arame recozido é usado geralmente em:

  • Artesanato.
  • Embalagem de produtos (utilizados como arame).
  • Tecelagem de seda.
  • Feno no campo agrícola e cercados
  • Produtos de esgrima, incluindo arame farpado.

Arame trançado

O terceiro entre os tipos de arame, o trançado é também largamente utilizado na construção civil. Isso porque sua resistência é maior do que os tipos de armas anteriores, já que sua consistência é mais resistente.

Ele é usado principalmente para fixar armaduras de concreto em obras de qualquer porte, como também para amarração de peças industriais. Além disso, o arame trançado é muito maleável. Por isso, é indicado para ser utilizado em situações onde o fio será dobrado ou torcido. Sua fabricação é feita com baixo teor de carbono. 

Geralmente, o arame trançado é usados para finalidades como:

  • Amarrar formas de madeira e barra de aço.
  • Canteiro de obras em geral.
  • Fixação de em armaduras de concreto armado.

Seu principal diferencial em relação aos outros tipos de arame é fato de não só o fácil manuseio. Além disso, ele também oferece maior agilidade e produtividade principalmente nos canteiros de obras onde geralmente é mais utilizado.

Conclusão sobre tipos de arame

É importante conhecer os tipos de arame e escolher um bom material para te fornecer a melhor experiência para o projeto que deseja realizar. Com essas dicas que você encontrou aqui, terá uma noção maior de qual escolher.

Se você gostou do nosso conteúdo e já está pronto para adquirir seu material com a gente, conte com o maior shopping de aço do estado! A Casa do Serralheiro é especialista nos tipos de arame e está pronta para te ajudar a comprar tudo que você precisa! Temos promoções exclusivas e o melhor preço em corte e dobra de vergalhão!  

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual! 

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.