Calhas e rufos são materiais importantíssimos para qualquer construção, mas mesmo assim existe um grande problema. A maioria das pessoas não sabe diferenciá-los corretamente, o que leva a erros na hora de fazer a compra.
Para que isso não aconteça com você, vamos te mostrar de maneira detalhada quais são as diferenças entre calhas e rufos.
Desse modo, você nunca mais correrá o risco de errar na hora de fazer a sua compra, ok? Confira!
O que são as calhas?
As calhas são estruturas que funcionam como um canal, que serve principalmente para coletar a água das chuvas e encaminhá-las para um destino adequado.
Para que fique mais claro: sabe quando você olha para o telhado de uma casa e vê uma estrutura longilínea que desemboca em um cano por onde a água cai? Pois então, isso é uma calha. Agora não tem mais erro!
Ah, também é preciso deixar claro que existem diferentes tipos de calhas, sendo que cada uma delas é feita com um material específico, como o PVC e o alumínio.
A calha de PVC vai permitir uma limpeza mais simples, mas é bom abrir o olho: ela não aguenta tanta chuva e deve ser colocada em um local onde a vazão de água seja menor.
Já a calha de alumínio precisa ser colocada em pontos onde a chuva realmente é forte, pois ela possui mais sustentação e resistência. Além disso, ela pode ficar mais bonita ainda, pois existe a possibilidade de pintá-la da cor desejada.
Para que servem as calhas?
As calhas servem como coletoras da água da chuva, encaminhando estas para um reservatório.
Esse material é super importante, pois caso não haja uma calha, a base da sua obra pode acabar sofrendo muito. Afinal, será muita água caindo diretamente no solo, criando princípios de erosão e outros problemas.
Vale a pena ressaltar que embora a calha seja perfeita para o transporte da água das chuvas, é imprescindível que isso seja feito de uma forma controlada.
Caso a calha seja montada de uma maneira incorreta, existe a chance de que acaba se acumulando água demais na calha, fazendo ela transbordar ou até mesmo ficar entupida, o que pode gerar vários problemas.
Além disso, deve sempre ser feita uma limpeza na calha para retirar folhas, galhos e qualquer outro tipo de material que prejudique a livre circulação da água.
O que são os rufos?
Os rufos são peças colocadas em locais específicos, possuindo um formato ligeiramente diferente das calhas.
Veja bem: as calhas geralmente possuem um formato de “U”, que serve para canalizar a água em uma determinada direção.
Já os rufos seguem um formato de “L”, servindo apenas para que a água não consiga avançar naquela direção.
A fixação dos rufos sempre é realizada com uma bucha e com a vedação de silicone, que irá impedir a água de passar por ali ao longo do tempo.
Para que servem os rufos?
Os rufos servem principalmente para evitar que a água consiga se infiltrar dentro de determinado local.
Para que isso fique mais claro, pense em um telhado e na sua disposição.
Próximo das paredes, as telhas são incapazes de proteger o que está abaixo delas devido ao seu próprio formato.
Dessa maneira, a chuva conseguiria passar por ali e iria molhar a laje, gerando vários problemas ao longo do tempo.
O rufo é posicionado justamente nesses cantinhos, protegendo o ambiente e impedindo que a água desça por ali.
Além disso, ele também pode criar um caminho de escoamento para a água, levando ela para um ponto específico ou para calhas.
Existem dois tipos de rufos: O de encosto e o da capa. O primeiro deles é usado na alvenaria, enquanto o segundo é o indicado para telhados.
Pronto! Agora que você já sabe quais são as diferenças entre calhas e rufos não há mais chance de se enganar na hora da compra.
Em caso de dúvida, deixe o seu comentário aqui no Blog para que possamos te ajudar no que for necessário.
Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!
Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.
Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!