Aço

Saiba como reciclar aço

como-reciclar-aco-casa-do-serralheiro

Embora muitas pessoas não saibam, há a possibilidade de reciclar aço. Além disso, ele consegue manter o mesmo padrão de qualidade após esse processo.

Realizar essa reciclagem é muito importante para o pequeno empreendedor, para a grande construtora e até mesmo para quem quer apenas fazer uma reforma em sua casa.

Afinal, todos podem fazer a sua parte para que a reciclagem seja feita e o meio-ambiente possa ser poupado dos esforços necessários para a extração do aço.

No nosso conteúdo de hoje, você poderá aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir como a reciclagem de aço é realizada. Confira:

Dá para reciclar aço?

Conforme mencionamos anteriormente, o aço pode ser completamente reciclado, afinal, ele possui 100% de aproveitamento.

Isso quer dizer que, em condições ideais, uma peça de aço pode ser totalmente aproveitada. 

A redução em termos de poluição provocada por esse processo é absurda, afinal, para que o aço seja utilizado é necessário que seja realizado um amplo processo de extração.

De qualquer maneira, saiba também que existe a possibilidade de que o aço seja inclusive criado a partir da sucata e, quando estiver em fase final, terá as mesmas qualidades que possuía originalmente.

Incrível, não é mesmo?

Como a reciclagem do aço é realizada?

O aço nem sempre se encontrará em sua forma pura nos processos de reciclagem. Em todas as suas aplicações ele geralmente está sendo fundido ou associado a algum outro tipo de material que, na maioria dos casos, irá “sujar” o aço.

Por exemplo, imagine a sucata de um automóvel. Ela estará repleta de outros materiais que precisam ser isolados do aço para que a reciclagem possa ser feita. 

Até porque, se tudo for colocado no mesmo “balaio”, as chances de que o aço tenha uma grande perda de qualidade são enormes.

Justamente por esse motivo, a triagem assume uma importância ímpar na hora de reciclar o aço. É ela quem vai ajudar na separação do aço, permitindo que ele seja aproveitado de forma totalmente limpa.

É importante ressaltar que esse processo é feito de maneira muito criteriosa. Afinal, como o aço vai ser usado em estruturas que exigem uma alta resistência, não há espaço para erros.

Um pouco mais sobre a reciclagem

A reciclagem em si acaba gerando uma grande preservação dos recursos naturais não renováveis, já que consegue ser realizada sem que haja um gasto excessivo destes.

Outro ponto muito favorável ao processo de reciclagem é a grande redução de CO2 que acontece. Afinal, como o produto não precisa ser fabricado do 0 novamente, não há nenhuma necessidade de que sejam feitos os processos que costumam liberar muito CO2.

É possível reciclar aço que foi utilizado na construção civil e ele pode ser aproveitado novamente?

Sim, o material que foi utilizado na construção civil pode sim ser transformado e utilizado novamente, desde que o processo de reciclagem seja feito adequadamente.

Em alguns casos, ele acaba voltando para o próprio setor construtivo. Entretanto, em outros casos ele se transforma em um material totalmente novo que será levado para outro segmento.

Isso vai depender do material, do seu grau de qualidade, da sua pureza, dos detritos que estão associados a ele. Além disso, até mesmo da própria demanda do mercado e da indústria de reciclagem.

Seja como for, é nossa responsabilidade fazer a reciclagem da melhor maneira possível.

Para reciclar aço, faça a triagem do seu material, entre em contato com uma empresa especializada e direcione o aço que foi utilizado para alguém que irá reutiliza-lo.

Dessa maneira você colabora com a indústria da reciclagem, com a própria construção civil e, principalmente, com o meio-ambiente como um todo!

Agora, conte para nós: você ficou com alguma dúvida sobre como reciclar aço? Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar. 

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.