Geral

Você sabe o que é arame recozido

o-que-e-arame-recozido-casa-do-serralheiro (1)

O arame recozido é bastante comum dentro da construção civil. Ele é feito com aço de baixo teor de carbono e passa por um longo processo de produção.

O resultado desse processo é um arame mais resistente. Além disso, pode ser facilmente moldado para as necessidades de uma obra. Alguns exemplos de utilização são amarração de armaduras de aço ou até mesmo a fixação de vergalhões.

É justamente por conta dessas características que o arame recozido se tornou tão importante para a construção civil. Isso porque ele é uma peça única e que faz toda a diferença em uma obra.

No conteúdo de hoje nós vamos falar um pouquinho mais sobre ele e queremos que você nos acompanhe. Ficou interessado? Então bora para o conteúdo!

Fabricação do arame recozido

A fabricação desse tipo de arame necessita de uma matéria prima conhecida como fio-máquina. Ela é obtida por um processo de laminação a quente de um vergalhão ou até mesmo de um tarugo.

Esse fio tem suas impurezas eliminadas e passa pela trefilação, onde acontece uma redução do diâmetro e um aumento do comprimento.

Por conta desse processo o arame acaba se tornando um pouco mais quebradiço. Assim, é necessário que seja realizado um recozimento.

Nesse processo térmico a dureza do material é eliminada, de modo que o aço passa a se tornar novalemtne maleável.

Isso é importantíssimo para que o arame recozido seja utilizado em uma obra, já que ele está sempre associado a trabalhos de amarração, que exigem tanto maleabilidade quanto resistência.

Além disso, é durante o recozimento que o arame ganha mais durabilidade, sendo capaz de receber mais tração e suportar mais dobras sem rompimento.

Como o arame é utilizado?

O arame recozido pode ser utilizado de várias formas, mas as mais comuns estão ligadas à amarração de armaduras de concreto armado e ao posicionamento de fôrmas de madeira.

No primeiro caso, o arame é utilizado para assegurar que o estribo cumpra sua função estrutural, amarrando-o às barras de ferro nos espaços previamente marcados.

Enquanto isso, no segundo caso, o arame é utilizado de modo que as fôrmas possam ser devidamente presas umas às outras, eliminando os espaços por onde o concreto poderia vazar.

Nesse caso o tipo de arame utilizado é um pouco mais grosso e duro, pois é necessário que ele suporte um esforço maior da estrutura.

Benefícios do arame recozido

Veja a seguir alguns dos principais benefícios desse material para a sua obra:

Ganho de produtividade

Logo de cara, pode-se dizer que o arame recozido vai gerar um grande benefício em termos de produtividade para a sua obra.

Afinal, como ele pode ser facilmente moldado, não há muita dificuldade na hora de realizar as amarrações.

Esse ganho de produtividade vai permitir que as armaduras fiquem prontas antes, que a concretagem seja feita com antecedência e que tudo esteja prontinho antes do prazo.

Redução de perdas

O arame recozido acaba garantindo um nível menor de perdas, pois ele dificilmente se torna refugo.

Veja bem, o arame não é quebradiço, pode ser facilmente moldado ao seu gosto e serve para diversas finalidades. Dificilmente você terá algum problema com ele.

Essa redução de perdas faz muito bem para o seu bolso, pois não será preciso gastar nenhum centavo desnecessariamente.

Facilidade de manuseio

A facilidade de manuseio do arame é muito grande, de modo que o trabalho se torna mais fácil para o armador e também para o profissional responsável pela montagem e posicionamento das fôrmas.

Com um esforço menor para realizar o trabalho, o profissional da obra acaba sentindo menos cansaço ao longo do dia e consegue ter uma qualidade de trabalho maior dentro do canteiro de obras.

Ficou com alguma dúvida sobre o arame recozido? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.