Ferro

Vergalhões lisos e nervurados: conheça as diferenças

vergalhoes-lisos-e-nervurados-casa-do-serralheiro

Você sabe quais são as diferenças entre vergalhões lisos e nervurados? Pois bem, saiba que é importantíssimo que você consiga entender as disparidades entre ambos. Isso porque vai influenciar diretamente nos resultados obtidos dentro do canteiro de obras.

Afinal, diferentes tipos de vergalhões também possuem finalidades diferentes e devem ser usados de uma determinada maneira dentro de uma construção ou em qualquer que seja a sua utilização.

No nosso conteúdo de hoje iremos explicar detalhadamente quais são as diferenças entre esses tipos de vergalhões. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco!

O que é um vergalhão?

Antes de mais nada, é muito importante definir o que é um vergalhão, já que dessa maneira será mais fácil dar sequência a toda explicação desse material, assim como nivelar o nível de conhecimento entre todos.

Um vergalhão é uma barra de aço que é utilizada com a finalidade de se produzir concreto armado. Como você já deve saber, o concreto armado é o principal elemento presente na maioria das construções modernas.

Isso acaba fazendo com que o vergalhão também se torne absurdamente importante por tabela, já que ele será utilizado em vários locais diferentes, como:

  • Paredes;
  • Fundações;
  • Vigas;
  • Pilares;
  • Entre outros.

Vergalhões lisos

Os vergalhões lisos são muito utilizados em serrarias e indústrias de pré-moldado. Eles dificilmente são utilizados em estruturas de concreto, pois como são totalmente lisos, não permitem que o concreto tenha a aderência necessária.

Embora isso possa parecer algo insignificante em uma primeira análise, não há dúvidas de que esse simples fator já é determinante para o seu uso.

Afinal de contas, sem a aderência necessária, existem grandes chances de que o concreto venha a apresentar rachaduras e deformidades.

Vergalhão nervurado

Os vergalhões nervurados possuem vários contornos em sua extensão, criando assim uma maior aderência ao concreto. Isso faz com que eles sejam utilizados principalmente na construção civil, já que são ideais para essa finalidade. Você conseguirá diferenciar o vergalhão nervurado facilmente do vergalhão liso, afinal, existem contornos muito claros nele. De qualquer modo, sempre é importante que você pergunte ao vendedor caso tenha alguma dúvida.

Diferenças entre os vergalhões

Como você pode ver, as diferenças entre os vergalhões está atrelada principalmente à aderência que eles possuem.

Entretanto, também é possível destacar que os vergalhões lisos possuem uma maleabilidade muito maior do que os vergalhões nervurados, e por conta disso podem ser utilizados em atividades que necessitam dessa flexibilidade.

Tipos de vergalhões

Como você já viu anteriormente, existem diferentes tipos de vergalhões — liso e nervurado — contudo, isso não quer dizer que esses são os únicos tipos de vergalhões existentes.

Na verdade, eles podem ser divididos em três classes e nós vamos apresentar cada uma delas a seguir:

  •  Vergalhão CA-25: é um vergalhão constituído por um aço que é mais flexível do que as outras classes, sendo pouco usado na construção civil por conta disso
  •  Vergalhão CA-60: é uma classe de vergalhão extremamente resistente, por isso é muito usado na indústria de pré-moldados
  • Vergalhão CA-50: é o mais utilizado dentro da construção civil, podendo suportar uma carga de concentração bastante alta, sendo uma classe de aço nervurada, promovendo uma boa adesão ao concreto

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre os tipos de vergalhões, não perca mais tempo e compre aquele que é adequado para a sua obra. Dessa maneira você estará garantindo que tudo sairá conforme o planejado e que sua obra terá o melhor resultado possível!

Ainda sim, caso tenha alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco. Iremos lhe auxiliar no que for necessário para garantir que você faça a compra certa.

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.