Aço Inox, Ferro

Aprenda a tirar ferrugem dos materiais

como-tirar-ferrugem-dos-materiais-casa-do-serralheiro

Com certeza você já sabe alguma dica de como tirar ferrugem dos materiais, não é mesmo? Afinal, não importa o cuidado que você tenha com seus materiais e ferramentas: cedo ou tarde um pouquinho de ferrugem vai começar a se acumular. E nessa hora, é necessário retirá-la o mais rápido possível.

Afinal, a ação do tempo e a oxidação dos materiais acabam criando a ferrugem. Ela, por si só, pode ser suficientemente capaz de prejudicar severamente as capacidades de qualquer tipo de estrutura metálica.

Por conta disso, nós vamos explicar no nosso conteúdo de hoje como você pode tirar a ferrugem dos materiais de uma forma simples, prática e descomplicada. Confira!

Antes de pensar em tirar ferrugem, vamos entender o que é esse fenômeno?

Não adianta buscarmos eliminar por completo a ferrugem de ferramentas e materiais se nem ao menos conseguirmos identificar sua presença, não é mesmo?

Vamos lá: a ferrugem é o nome que nós damos ao processo de oxidação que acontece em metais como o aço e o ferro. Assim, esse processo, ao longo do tempo causa a deterioração destes materiais.

A ferrugem surge quando uma liga metálica fica exposta ao oxigênio, entretanto, esse processo é potencializado tanto pela água quanto pela umidade.

Ou seja, não existem formas de impedir a oxidação do metal, mas existem formas de retardá-la o máximo possível.

A seguir, veremos como isso pode ser feito:

Evitando a ferrugem

Se você quer evitar a ferrugem e retardar o seu aparecimento, existem algumas ações que, se tomadas de forma consistente, podem permitir que isso seja possível. São elas:

  • A manutenção diária dos equipamentos;
  • Higienização dos materiais e secagem adequada;
  • Uso de produtos certos;
  • Utilização de protetores de ferrugem;
  • Evitar o contato entre os metais e a água ou a umidade;

Obviamente, dependendo da sua ferramenta, será necessário molhá-la. Porém, caso isso seja feito, certifique-se de realizar uma secagem completa, eliminando todo e qualquer vestígio de umidade.

Como tirar a ferrugem dos materiais?

Se você está precisando lidar com a ferrugem que já está presente nas suas ferramentas, saiba que existem diferentes formas de se fazer isso.

Abaixo, vamos ensinar algumas delas. Confira:

Remoção de ferrugem de ferramentas

Para realizar a remoção da ferrugem de ferramentas, você pode apostar em soluções caseiras, já que elas seguramente podem dar conta do recado.

Uma ótima dica para tirar ferrugem é usar o vinagre branco ou limão e bicarbonato.

O vinagre é amplamente utilizado para a remoção da ferrugem por conta de suas propriedades, logo, ele também pode ser usado nas suas ferramentas, principalmente em chaves e alicates.

Você deverá mergulhar a peça em uma pequena bacia de vinagre e deixar a solução agir por aproximadamente 48 horas. Uma vez passado este período, retire a ferramenta do vinagre e utilize uma esponja para retirar a ferrugem acumulada.

Como você pode observar, é um processo super simples e prático.

Caso o material continue com um nível de oxidação elevado, você pode repetir a ação. Mergulhe a ferramenta no vinagre novamente e deixe ela lá por mais 48 horas. Assim, será possível ter a garantia de uma ferramenta livre da ferrugem!

Outra forma caseira de tirar ferrugem é com o limão e bicarbonato.

Você deverá misturar o suco de limão com o bicarbonato para em seguida passar essa solução na ferramenta com o uso de um pincel.

Após deixar agir por alguns minutos, tudo o que você precisa fazer é passar uma lixa sobre a ferramenta para eliminar toda a ferrugem que restou.

Por fim, higienize a ferramenta com um pano seco e pronto: ela estará novinha em folha para ser utilizada.

Agora, conta pra gente: você ficou com alguma dúvida sobre o processo de remoção da ferrugem? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.