Geral

Você já ouviu falar em ligas de latão?

o-que-sao-ligas-de-latao-casa-do-serralheiro

Conta pra gente: você sabe o que são ligas de latão? Já ouviu falar neles? Pois bem, saiba que hoje é o dia em que você vai entender absolutamente tudo sobre elas.

Este material é muito popular na indústria por conta da sua elevada durabilidade, resistência e flexibilidade. De fato, é este mesmo conjunto de características que fazem às ligas serem utilizadas nos mais variados segmentos industriais.

Porém, existem outros pontos que você precisa entender a respeito deste material, como o que ele efetivamente é, onde pode ser aplicado, quais são suas vantagens e quais são os seus formatos.

Se você ficou curioso sobre o assunto e quer aprender um pouco mais, continue conosco até o final deste conteúdo!

O que são ligas de latão?

Resultado de uma combinação entre o Zinco e o Cobre, às ligas de latão se destacam das outras ligas metálicas graças a suas especificidades, como brilho aliado a maleabilidade e outros aspectos fundamentais que, unidas refletem em um produto super funcional e ao mesmo tempo que agrada esteticamente. 

De fato, é a durabilidade e a resistência de uma liga de latão, somadas às outras características mencionadas anteriormente, que atraem compradores dos mais variados mercados que desejam um alto nível de qualidade em seus projetos.

Curiosamente, as primeiras peças de latão foram encontradas na Palestina, entre 1.000 e 1.400 a.C. De lá para cá, as ligas de latão se popularizaram e passaram a ser utilizadas em todo o globo.

Onde aplicar ligas de latão?

Conforme mencionado anteriormente, as ligas de latão podem ser utilizadas nos mais variados tipos de indústrias por conta das suas especificidades. Abaixo, veja alguns segmentos que usam esse tipo de material:

  • Arquitetura;
  • Elétrica;
  • Ferragens;
  • Peças usinadas em geral.

Obviamente, dentro de cada um desses campos existem usabilidades específicas que devem ser consideradas de acordo com as demandas que cada tipo de indústria possui.

Vantagens da liga de latão

As ligas de latão possuem diversas vantagens, principalmente por serem fruto de um material rico, versátil, super resistente e de elevada vida útil.

Porém, que tal especificarmos um pouco mais nas vantagens do uso da liga de latão para um projeto?

Veja, para começo de conversa, esse material possui uma resistência elevadíssima, porém, não é apenas isso. Essa resistência é absoluta em diferentes tipos de climas e ambientes.

Ou seja, independente do local, a liga ainda terá uma ótima vida útil.

Além disso, por possuírem propriedades anticorrosivas, as ligas de latão podem ser usadas em projetos terrestres e até mesmo marítimos, apresentando um excelente custo-benefício.

Quais são os principais formatos do latão?

Como o latão é um material super flexível, acaba sendo possível encontrar ele nos mais variados tamanhos e formatos. Esses formatos também podem ser trabalhados posteriormente, caso haja necessidade disso.

Os formatos mais comuns de ligas de latão disponíveis no mercado, em geral, são:

  • Bobinas de latão;
  • Chapas de latão;
  • Tiras de latão;
  • Tubos de latão;
  • Barras retangulares;
  • Vergalhões; 
  • Laminados;
  • Verguinhas. 

Naturalmente, antes de realizar qualquer tipo de compra é importante verificar qual é o tipo de formato mais adequado para suas necessidades. Caso tenha dúvidas em relação a isso, fique a vontade para entrar em contato conosco e conversar com nosso time de especialistas.

Assim, você poderá ter a garantia de que estará comprando o formato certo de liga de latão, totalmente adequado para a sua demanda.

Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te auxiliar naquilo que for necessário. O nosso time está sempre presente para te ajudar.

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.