Dicas de Construção, Dicas para Serralheiros!

Dicas para aprender como pintar metais

aprenda a pintar metais casa do serralheiro

Saber como pintar metais costuma ser um desafio para muitos profissionais. Afinal, existe uma diferença gritante entre as demais superfícies que recebem um trabalho de pintura e o metal.

Contudo, é necessário entender que você não precisa ter esse tipo de dificuldade. De fato, com o método certo você pode conseguir pintar metais com muita facilidade e mantendo a qualidade que é esperada.

Isso é possível por meio de algumas técnicas simples e práticas que podem ser aplicadas por qualquer um.

Quer saber como fazer isso? Então, continue conosco neste conteúdo, pois vamos te revelar algumas dicas que irão destravar a sua capacidade de pintar metais. Confira!

4 dicas incríveis para que você consiga pintar metais com mais facilidade

1- Sempre comece pelo lixamento

Antes de pensar em fazer qualquer outra coisa, você precisa lixar o metal que será pintado. Mas você sabe porque isso é necessário? Bem, o metal geralmente pode possuir resquícios de tinta e de ferrugem que podem comprometer a aderência da nova camada de pintura.

Se esses componentes não forem retirados, existem grandes chances de que a pintura não saia como é esperado.

Além disso, quando o lixamento é realizado, o metal acaba adquirindo mais ranhuras, o que aumenta naturalmente a aderência da tinta.

Use uma lixa d’água nº 360 para lixar e criar porosidade na superfície.

2- Após realizar o lixamento, você precisará utilizar o Thinner.

Você sabe o que é o Thinner? Ele é um solvente muito utilizado para a remoção de pó, oleosidade e graxas em geral. 

Ele deve ser aplicado logo após o lixamento. Portanto, pegue um pano limpo, umedeça ele com o Thinner e passe-o por toda a estrutura metálica que será pintada.

Após fazer isso, aguarde cerca de 30 minutos para mexer no metal novamente. Isso irá garantir a devida eficácia do Thinner.

3- Para pintar metais, faça a aplicação de produto anti-ferrugem

Nós sabemos que a ferrugem já recebeu a devida atenção na nossa primeira dica, mas acredite: os passos que foram dados até aqui são insuficientes para resolver esse problema.

É justamente por esse motivo que nós recomendamos a aplicação de um produto antiferrugem.

No caso, o produto deve ser aplicado por toda a peça metálica com a ajuda de uma trincha. Ao final do processo, lave o objeto com água corrente e enxugue bem com um pano seco.

Ao fazer isso, você terá a garantia de que todas as ferrugens presentes no metal foram eliminadas, assim como saberá que dificilmente esse problema aparecerá tão cedo novamente.

4- Faça a aplicação do esmalte

A nossa última dica é uma das mais importantes, pois garantirá a qualidade da sua pintura. Afinal de contas, em um processo de pintura de metais a escolha dos produtos certos é simplesmente fundamental.

A nossa recomendação é de que você faça a aplicação da tinta esmalte diluindo ela com 10% de água. Com uma trincha, pinte os cantos, e com um rolo de espuma faça o restante do trabalho.

Repita o processo com muito cuidado, dando 2 a 3 demãos. Isso é necessário para que a superfície do metal seja perfeitamente coberta.

Aguarde 2 horas entre as demãos e 5 horas após a última demão para observar o resultado final do trabalho que foi realizado.

Se você fizer tudo isso, certamente o passo a passo de como pintar metais será muito mais fácil, simples e terá resultados melhores.

Conta pra gente: você sente que aprendeu a pintar metais? Ainda está com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo e nos conte quais são suas principais dificuldades nesse processo.

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

 Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos! Precisando de materiais para a sua serralheria ou obra? Compre no nosso site! Temos atendimento virtual e a entrega mais rápida da região.

Junte-se aos nossos leitores!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!
Inscrição Newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *