5 boas práticas para aumentar o sucesso da sua serralheria
Atualmente, com tantas serralherias competindo no mercado, é fundamental que você adote uma postura diferenciada para obter o sucesso da sua serralheria.
Ao contrário do que se pensa, o sucesso do negócio não está garantido apenas pelo baixo preço do serviço. Existem outros fatores que também influenciam bastante na satisfação total do cliente, fazendo com que ele te recomende para outras pessoas.
Neste artigo, a Casa do Serralheiro te apresenta 5 maneiras de aumentar o sucesso da sua serralheria a partir da adoção de algumas boas práticas. Confira!
Relacione-se com seu cliente
Um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso da sua serralheria no mercado atual é manter um bom relacionamento com os seus clientes.
Conhecer o perfil de cada cliente possibilita a tomada de atitudes que melhorem a relação com eles como, por exemplo, oferecer serviços e descontos de acordo com a necessidade.
Além de sempre buscar conquistar novos clientes, você também deve pensar em algum modo de fidelização dos antigos clientes. Além de ser bem mais eficiente e barato, isso também ajuda na conquista dos novos clientes, através das indicações boca a boca e das redes sociais.
Exemplo de programa de fidelização: oferecer 10% de desconto em um segundo serviço fechado com um mesmo cliente ou providenciar algum tipo de brinde, como calendário ou chaveiro.
Portanto, realize uma breve pesquisa de satisfação com os seus clientes após a conclusão do serviço. Colha opiniões sobre o projeto e mostre-se sempre disponível para receber sugestões que acrescentem.
O mais importante é manter uma boa comunicação com os seus clientes, de modo que eles sempre se lembrem da sua serralheria quando precisarem de algum serviço.
Explore os diferenciais da sua serralheria
Nenhuma serralheria é exatamente igual à outra, sempre existe algum diferencial. Seja no atendimento, nos preços, na localização ou na diversidade de serviços.
Por isso, analise qual diferencial da sua serralheria que mais chama atenção dos clientes e explore isso da forma correta. Divulgue, melhore e qualifique.
Com tantas serralherias no mercado, são os seus diferenciais que irão convencer o cliente a fechar negócio com você e não com o seu concorrente.
Conheça o mercado e seus concorrentes
Para explorar os seus diferenciais, primeiramente você precisa conhecer, além dos seus clientes, os seus concorrentes. Afinal, não adianta investir na sua serralheria e tentar se diferenciar sem entender e conhecer o mercado.
Por isso, pesquise informações sobre os seus concorrentes. Entenda qual é o público de cada um, os preços aplicados por eles e os serviços que eles oferecem e você não.
É importante lembrar que nem tudo que é barato é de qualidade, por isso, não volte atrás dos seus preços se encontrar algum concorrente que cobra menos pelo mesmo serviço. Busque alguém que já realizou algum serviço com esse profissional e veja se ele ficou satisfeito com o serviço.
Caso perceba que a maior parte dos concorrentes oferecem preços mais baixos que os seus, busque fornecedores mais baratos (mas não se esqueça de priorizar qualidade de matéria-prima!) e tente entender o motivo dessa diferença de preços.
Divulgue os seus serviços
A propaganda é a sua principal aliada para tornar a sua serralheria competitiva no mercado. Por isso, nunca deve ser vista como um custo, mas como um investimento.
Invista na produção de cartões de visita da sua serralheria (com seu nome, telefone e endereço), divulgue seus trabalhos nas redes sociais por meio de fotos com boa qualidade (como Facebook e Instagram), anuncie seus serviços em sites de vendas online e etc.
Esses são apenas alguns dos vários métodos que você pode utilizar para divulgar o seu trabalho, tudo isso sem gastar muito e garantindo um bom retorno.
Além disso, não se esqueça de pedir para que seus clientes te indiquem caso algum vizinho ou amigo precise de serviços de serralheria. Lembre-se sempre de deixar mais de um cartão com os seus clientes, caso alguém peça o seu contato para eles.
Seja um bom patrão para os seus funcionários
Se você tem funcionários em sua serralheria, ofereça boas condições de trabalho e remunerações proporcionais. Seus colaboradores são os principais divulgadores da sua serralheria, por isso, é essencial manter uma boa relação com eles.
Além disso, é importante que o ambiente de trabalho seja seguro (tanto para os funcionários quanto para os clientes), leia o nosso artigo e descubra 6 passos para melhorar a segurança da sua serralheria.
Agora que você já sabe como aumentar o sucesso da sua serralheria no mercado, basta aplicar as nossas dicas no seu negócio.
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