Dicas para Serralheiros!

6 passos para melhorar a segurança da sua serralheria!

como melhorar a segurança da sua serralheria

Em uma serralheria, é comum que os serralheiros estejam expostos a vários riscos – como incêndios, choques, acidentes no manuseio de ferramenta, entre outros – perigos que, quando não prevenidos, podem gerar sérias consequências para você e para o funcionamento da sua serralheria.

Por isso, é extremamente importante conhecer dicas de segurança para evitar esses e outros problemas. Com o manuseio de tantas máquinas e produtos químicos, usar apenas EPI (Equipamento de Proteção Individual) não é o suficiente para garantir a segurança em uma serralheria, embora seja essencial.

como melhorar segurança na serralheria

No entanto, existem várias outras medidas que podem ser adotadas para prevenir os acidentes de trabalho e garantir a segurança da sua serralheria. Para te ajudar, a Casa do Serralheiro preparou este artigo com os 6 passos para melhorar a segurança da sua serralheria. Confira!

Por que melhorar a segurança na sua serralheria?

Em uma serralheria os funcionários estão expostos aos mais diversos riscos, sejam físicos, químicos, ergonômicos ou acidentais. Com o alto ruído dos equipamentos, os serralheiros correm perigo de perder a audição lentamente. E os problemas não param por aí… Como os produtos (zargão, esmalte, etc) possuem compostos químicos pesados, quando não prevenido, os funcionários estão expostos a queimaduras, distúrbios respiratórios, lesões pulmonares e dores de cabeça frequentes.

A postura inadequada dos serralheiros durante o trabalho também pode acarretar sérios problemas de saúde, como por exemplo: fadiga, redução da destreza manual, lesão por esforço repetitivo e redução da capacidade de trabalho.

Além disso, existem os riscos acidentais que podem acontecer durante o manuseio das máquinas e ferramentas, como cortes, lesões, escoriações, cortes, choques e etc. Mas esses riscos podem ser prevenidos, por isso, selecionamos 6 dicas infalíveis para aumentar a segurança da sua serralheria.

Como melhorar a segurança da sua serralheria?

1) Manutenção preventiva das máquinas e equipamentos

Realize a manutenção constante de suas máquinas e equipamentos e, quando necessário, substitua-os pelos novos disponíveis no mercado. Uma peça com defeito em uma máquina pode gerar graves consequências, por isso é sempre importante prevenir.

Quando possível, organize os equipamentos de forma que eles criem corredores para a circulação e fiquem distantes de outras áreas, por exemplo, experimente afastar as máquinas das paredes e fixá-las no chão, evitando a trepidação. Também não se esqueça de desligar os aparelhos elétricos e não deixe a fiação exposta.

2) Disponibilize os EPI’s

O uso de Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório de acordo com as normas do Ministério do Trabalho, por isso, não abra mão dessas ferramentas de segurança.

Dentre os EPI’s, são fundamentais:

  • Óculos de proteção: para proteger contra eventuais partículas ou fragmentos que possam vir a colidir com os olhos e provocar danos a visão do serralheiro.
  • Luvas apropriadas: disponibilize luvas que forneçam a proteção necessária para as mãos dos serralheiros, prevenindo cortes, arranhões e contato direto com produtos tóxicos.
  • Respiradores descartáveis: para evitar que os serralheiros respirem ou aspirem qualquer tipo de pó que possa provocar danos a sua saúde. 

3) Aumente os cuidados com a sinalização

Além do uso obrigatório dos EPI’s, uma serralheria precavida precisa oferecer os EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva), como extintores de incêndio, placas de sinalização, exaustores, fitas antiderrapantes, iluminação de emergência, entre outros.

Esses equipamentos são úteis para auxiliar em algum caso de emergência, como incêndio, e sinalizar algum perigo, como piso molhado ou equipamentos defeituosos. Portanto, lembre-se sempre de manter esses equipamentos visíveis, principalmente se você recebe seus clientes em sua serralheria.

4) Melhore a ventilação natural no local

É importante manter o ambiente sempre bem ventilado para evitar o risco de incêndios e doenças respiratórias por conta da inalação dos produtos químicos. Quando não for possível manter uma boa ventilação natural, recorra a ventilação do tipo forçada, diluidora ou exaustora.

5) Invista na proteção dos pés

Os pés ainda são a principal parte do corpo atingida em casos de acidentes em serralherias, por isso, disponibilize calçados adequados e antiderrapantes para os serralheiros.

Essa atitude garantirá a proteção contra descargas elétricas, quedas indesejáveis e queimaduras, caso um produto químico ou fuligem caia nos pés.

6) Conscientize os seus funcionários

Para que a segurança da sua serralheria melhore de fato, é necessário que as nossas dicas sejam colocadas em prática. Por isso, conscientize e oriente seus funcionários sobre os riscos e a importância de utilizar os equipamentos de proteção.

Seguindo nossos passos, sua serralheria será um local de trabalho mais seguro e confortável tanto para você e seus funcionários, quanto para os seus clientes!

E aí, gostou das nossas dicas para melhorar a segurança da sua serralheria? Então deixe um comentário e compartilhe com os amigos!

Leia também: Dicas para escolher um bom serralheiro para o seu projeto!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

5 thoughts on “6 passos para melhorar a segurança da sua serralheria!

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

  2. Faruk Abdul Sulemane disse:

    Bom dia,

    Muito boas dicas,gostei imenso.

  3. Segurança é tudo, e manutenção preventiva nas ferramentas da serralheria gera economia também pois manutenção preventiva aumenta a durabilidade dos equipamentos.

  4. Rinaldo disse:

    É verdade que o alumínio que cortamos tem pó que não vemos? E se inalados podem causar a morte?

  5. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.