Produtos

Perfis Metálicos: Descubra quais são os principais tipos!

perfil metálico

Utilizar perfis metálicos na construção de edifícios é algo comum em diversos países do mundo. Já no Brasil, este modelo de construção até existe há algum tempo, mas só começou a ser muito utilizado recentemente. Apesar disso, a maioria das pessoas ainda não conhecem e por isso não utilizam as estruturas de concreto armado.

Pelo fato do aço ser um material extremamente resistente e leve, ele é perfeito para a construção civil. As características encontradas em cada material possibilitam a aplicação em diversos por meios, por isso, a Casa do Serralheiro preparou este guia para te apresentar os principais tipos de perfis estruturais de aço e suas vantagens. Confira!

Principais tipos de Perfis Metálicos

Perfil U Simples

Entre todos os tipos de perfis metálicos, o perfil U é um dos mais comuns e utilizados. O modelo U simples segue a mesma lógica da cantoneira (ou perfil L), sendo composto por três chapas que dão origem à sua forma. Esse perfil é uma das peças mais versáteis disponíveis. Desta forma, é muito utilizado em grandes construções como em projetos domésticos pequenos, como fabricação de portões e grades.

perfis metálicos simples

Além disso, o Perfil U Simples é altamente resistente e leve. Por isso, é utilizado em instalações metálicas, esquadrias, corrimão de escada, vigamentos, implementos agrícolas, sinalizações de trânsito, entre outros. Vale lembrar que o aço é o material mais reciclado do mundo, e também o único que pode ser reciclado indefinidamente sem perder qualidade. Desta forma, sua utilização confere aos projetos uma redução dos impactos ambientais na ordem de 40%.

Perfil U Enrijecido

O Perfil U Enrijecido é uma variação do perfil U, feita a partir de uma placa de aço laminado. É muito parecido com o perfil anterior, inclusive no peso, o que faz com que esse perfil não exerça pressão extra na estrutura. A diferença notória é que o modelo enrijecido possui dobras internas na parte que fica aberta.

perfil u enrijecido

O modelo enrijecido é ainda mais resiste que o modelo simples, o que o torna ideal para as grandes construções e para construções comerciais com muitas estruturas mecânicas pesadas. As construções feitas com perfil U enrijecido, em comparação a outros materiais, oferecem redução de peso de até 1/3 das estruturas. Além disso, aumentam a produtividade em até 3 vezes, reduzindo custos com materiais, mão-de-obra e tempo.

Na Casa do Serralheiro, você ainda pode adquirir seus perfis metálicos estrutural preto ou galvanizado, de acordo com sua necessidade. O processo de galvanização confere ao produto maior proteção contra a oxidação, tornando este perfil ideal para projetos em cidades litorâneas.

Cantoneira

Os perfis estruturais possuem nomes que são referências diretas ao formatos deles. Por isso, o perfil em L, também conhecido como cantoneira, é uma viga que possui duas chapas perpendiculares entre si. Apesar de serem as de mais destaque, as cantoneiras de abas iguais não são as únicas. Existem também as cantoneiras de abas desiguais com praticamente as mesmas aplicações das cantoneiras de abas iguais porém mais específicas.

As cantoneiras não funcionam como sustento principal. Sua utilização é como um reforço para as vigas principais, servindo de apoio para outras ou ligando diferentes partes principais da construção, como pilares ou vigas. Isso evita a flexão exagerada dessas partes, além de distribuir a força aplicada por toda estrutura, o que aumenta sua segurança e durabilidade.

cantoneira

As cantoneiras são estruturas metálicas ideais para serem utilizadas em diversas aplicações. Estruturas metálicas, torres de transmissão, de energia elétrica, de telecomunicações, máquinas, implementos agrícolas​, em serralherias e na indústria mecânica em geral, são alguns exemplos.

Agora que você conhece os principais perfis estruturais do aço, pode escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Independente do modelo escolhido, todos devem seguir rígidos padrões de qualidade em sua fabricação. Na Casa do Serralheiro temos diversos modelos! Passe em uma de nossas lojas ou visite nosso shop online

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Leia também: Escada metálica: como escolher o modelo ideal?

Voltar para a lista

Posts Relacionados

3 thoughts on “Perfis Metálicos: Descubra quais são os principais tipos!

  1. Oração disse:

    Obrigado.Excelente artigo.

  2. MARCO AURELIO BELLO RAMOS disse:

    DESEJO SABER SOBRE PREÇO DE PERFIL”u” DE 0,15 CM DE LARGURA X 6 METROS DE COMPRIMENTO PARA SERVIR DE VIGA PARA ASSENTAR UM TELHADO DE 4 TELHAS DE COBERTURA DO PORTÃO DE ENTRADA DA MINHA GARAGEM.

  3. Adilson Gorniack disse:

    Muito show, obrigado. Adilson Gorniack

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.