Saber como pintar metais costuma ser um desafio para muitos profissionais. Afinal, existe uma diferença gritante entre as demais superfícies que recebem um trabalho de pintura e o metal.
Contudo, é necessário entender que você não precisa ter esse tipo de dificuldade. De fato, com o método certo você pode conseguir pintar metais com muita facilidade e mantendo a qualidade que é esperada.
Isso é possível por meio de algumas técnicas simples e práticas que podem ser aplicadas por qualquer um.
Quer saber como fazer isso? Então, continue conosco neste conteúdo, pois vamos te revelar algumas dicas que irão destravar a sua capacidade de pintar metais. Confira!
4 dicas incríveis para que você consiga pintar metais com mais facilidade
1- Sempre comece pelo lixamento
Antes de pensar em fazer qualquer outra coisa, você precisa lixar o metal que será pintado. Mas você sabe porque isso é necessário? Bem, o metal geralmente pode possuir resquícios de tinta e de ferrugem que podem comprometer a aderência da nova camada de pintura.
Se esses componentes não forem retirados, existem grandes chances de que a pintura não saia como é esperado.
Além disso, quando o lixamento é realizado, o metal acaba adquirindo mais ranhuras, o que aumenta naturalmente a aderência da tinta.
Use uma lixa d’água nº 360 para lixar e criar porosidade na superfície.
2- Após realizar o lixamento, você precisará utilizar o Thinner.
Você sabe o que é o Thinner? Ele é um solvente muito utilizado para a remoção de pó, oleosidade e graxas em geral.
Ele deve ser aplicado logo após o lixamento. Portanto, pegue um pano limpo, umedeça ele com o Thinner e passe-o por toda a estrutura metálica que será pintada.
Após fazer isso, aguarde cerca de 30 minutos para mexer no metal novamente. Isso irá garantir a devida eficácia do Thinner.
3- Para pintar metais, faça a aplicação de produto anti-ferrugem
Nós sabemos que a ferrugem já recebeu a devida atenção na nossa primeira dica, mas acredite: os passos que foram dados até aqui são insuficientes para resolver esse problema.
É justamente por esse motivo que nós recomendamos a aplicação de um produto antiferrugem.
No caso, o produto deve ser aplicado por toda a peça metálica com a ajuda de uma trincha. Ao final do processo, lave o objeto com água corrente e enxugue bem com um pano seco.
Ao fazer isso, você terá a garantia de que todas as ferrugens presentes no metal foram eliminadas, assim como saberá que dificilmente esse problema aparecerá tão cedo novamente.
4- Faça a aplicação do esmalte
A nossa última dica é uma das mais importantes, pois garantirá a qualidade da sua pintura. Afinal de contas, em um processo de pintura de metais a escolha dos produtos certos é simplesmente fundamental.
A nossa recomendação é de que você faça a aplicação da tinta esmalte diluindo ela com 10% de água. Com uma trincha, pinte os cantos, e com um rolo de espuma faça o restante do trabalho.
Repita o processo com muito cuidado, dando 2 a 3 demãos. Isso é necessário para que a superfície do metal seja perfeitamente coberta.
Aguarde 2 horas entre as demãos e 5 horas após a última demão para observar o resultado final do trabalho que foi realizado.
Se você fizer tudo isso, certamente o passo a passo de como pintar metais será muito mais fácil, simples e terá resultados melhores.
Conta pra gente: você sente que aprendeu a pintar metais? Ainda está com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo e nos conte quais são suas principais dificuldades nesse processo.
Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!
Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos! Precisando de materiais para a sua serralheria ou obra? Compre no nosso site! Temos atendimento virtual e a entrega mais rápida da região.