Dicas para Serralheiros!

Oxidação, Corrosão e Ferrugem: saiba diferenciar

diferença entre oxidaçao, corrosao e ferrugem

Qual é a diferença entre Oxidação, Corrosão e Ferrugem?

Pesquisas mostram que 30% da produção de aço no mundo são usados para repor estruturas já existentes,  instalações e equipamentos metálicos deteriorados pela corrosão, oxidação e ferrugem.

 

 

 

 

 

Entender as diferenças entre os três processos corrosivos vai  garantir a você economia e poupar dores de cabeça.

Oxidação,Corrasão e Ferrugem parecem ser a mesma coisa mas não são, existem diferentes etapas do desgaste metálico. Conhecendo essas diferenças é possível realizar manutenções preventivas ou correções mais eficazes, práticas e economicamente vantajosas.

O tratamento correto dos metais vai te poupar a perda precoce e melhor proveito dos maquinários. Em caso de estruturas que armazenam ou trasportam produtos industriais nocivos ao meio ambiente a manutenção vai garantir a integridade da tubulações.

A Casa do Serralheiro preparou para você um guia com as principais diferenças entre esses processos:

Oxidação

Se trata do processo inicial de degradação do metal. Deve ser tratada logo no começo, evitando assim a corrosão e a ferrugem. O motivo que mais leva ao inicio do processo é o contato direto do metal sem proteção com o ar ou água por exemplo.

Corrosão

Depois de ocorrer a oxidação, o metal parte parte para o corrosão, em um ciclo vicioso. Nesse ciclo vicioso o metal vai ficando cada vez mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera. Em seguida dando inicio a outro processo, a ferrugem.

Ferrugem

Depois de estarem oxidados e corroídos, os metais ferrosos começam a gerar hidróxido de ferro, a camada avermelhada chamada ferrugem. A resistência do material é destruída, podendo impossibilitar a restauração da peça.

Soluções

Nossa proposta é identificar o problema e oferecer a solução. Baseado nessa proposta, oferecemos produtos para o revestimento e tratamento da estrutura metálica.

Zarcão

Pode ser utilizado com ou sem ferrugem, protege e ou recupera a peça.

Reconhecido pela sua eficiência para proteger as superfícies, o Zarcão é o anticorrosivo mais procurado para proteger as estruturas metálicas.  Pode ser utilizado em superfícies com ou sem ferrugem, em ambientes externos e internos.

zarcaoÉ aplicado após lixar a peça e remover o pó que fica, isso é feito para garantir melhor aderência. As superfícies que já receberam algum removedor de tinta, será necessário limpar bem a área com tíner antes de empregar o zarcão.

Depois disso, é necessário diluí-lo com aguarrás para manter suas características, e lembre-se, não é recomendado o uso de outros solventes, como a gasolina ou benzina por exemplo.

Use um rolo de pintura ou pincel macio para aplicar o zarcão. Depois disso, basta dar o acabamento com uma tinta, em relação a isso também preparamos algumas dicas a seguir. Só para lembrar, deixamos aqui para você como aplicar o zarcão com segurança, separado por partes.

  • O primeiro passo é lixar a peça, remover o pó restante;
  • Depois de garantir a melhor aderência, é necessário limpar a área com tíner antes de empregar o zarcão;
  • Evite a todo custo o uso de outros solventes, use o Tíner;
  • Aplique o Zarcão com um pincel macio ou um rolo de pintura.
  • Para finalizar aplique o Prime para dar o acabamento.

Fundos & Acabamentos

Evite todas as etapas do desgaste metálico.

O Primer Acabamento é um esmalte de acabamento acetinado. Produto versátil que devido sua formulação dispensa o uso de Primers e fundos anti-corrosivos às superfícies do metal, tornando o trabalho de pintura mais rápido, prático, e além disso, garante um ótimo acabamento. Durabilidade, resistência a corrasão e proteção são garantidos.

primer fundos e acabamentoEvite o desgaste metálico e valorize seu projeto, agora você sabe algumas dicas para ter ainda mais durabilidade e custo beneficio ao adquirir uma estrutura metálica.  Faça a escolha certa antes de fazer sua compra!

Voltar para a lista

2 thoughts on “Oxidação, Corrosão e Ferrugem: saiba diferenciar

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.