Aço

Aprenda a calcular as armações de aço para a obra

As armações de aço são, juntamente com o concreto, a base da construção civil. Juntos, são capazes de criar estruturas extremamente resistentes e que podem garantir o máximo de segurança e eficiência em uma obra.

Todavia, as estruturas de aço são mais complexas do que o concreto. Isso porque, dependendo de como as armações são feitas, o resultado final pode ser totalmente diferente. Cada centímetro é importante e cada estribo precisa ser colocado corretamente para que o resultado final seja o desejado.

Pensando nisso, nós decidimos trazer um conteúdo focado no cálculo de armações de aço. Com eles iremos te mostrar de maneira simples e prática como você pode fazer o cálculo das suas armações.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e confira o conteúdo abaixo!

Como calcular as armações de aço?

Em primeiro lugar, antes de pensar nas armações você precisa saber quantas barras de aço vai utilizar na sua obra. Isso é o que vai acabar definindo os materiais que devem ser solicitados.

Para esse cálculo, é necessário calcular a metragem linear por tipo e diâmetro. Depois você vai dividir por 12, que é o tamanho padrão das barras de aço. Ficou difícil entender? Deixa que a gente te explica com detalhes:

Para calcular a metragem linear de uma coluna, por exemplo, você pode calcular a metragem da coluna vezes a quantidade das barras de aço. Ou seja, o tamanho total daquela coluna em questão e a quantidade de barras de aço que você vai ter que utilizar. Bem simples, não é mesmo? 

Em seguida, você só precisa calcular a metragem linear de cada coluna e multiplicar pela quantidade total de colunas para saber a metragem linear total.

Metragem linear dos estribos

Já para saber a metragem linear dos estribos que formam a coluna, você precisa calcular a metragem de cada estribo e depois calcular a quantidade de estribos. Para saber a quantidade de estribos que você vai precisar por coluna basta apenas dividir a altura da coluna pelo espaçamento dos estribos.

Essa informação geralmente está disposta no projeto estrutural da sua obra.  Para chegar a quantidade de estribos que você vai precisar no final, basta multiplicar a quantidade de estribos por coluna pela quantidade total de colunas.

Porém, é importante ressaltar que nem sempre é preciso passar por todo esse cálculo. Por exemplo, é comum que engenheiros deixem disponibilizado o projeto estrutural. É ele que aponta de forma detalhada todas as armações de ferro que você vai precisar comprar. A partir daí é só levar esse projeto para a empresa fornecedora de aço e tudo vai estar resolvido.

Também é possível comprar armações prontas, sendo que nesse caso você deverá verificar se existe a possibilidade de usar essas armações na sua obra.

Como realizar a montagem das armações de aço?

Cada tipo de armação de aço possui suas próprias características. Assim é muito importante que você tenha noção disso na hora de realizar a montagem delas. Por exemplo, primeiramente é preciso que seja respeitado o distanciamento entre os estribos, assim como o número de barras de aço que serão utilizadas e o tipo de aço que vai ser utilizado.

É comum encontrar obras onde um ferro de menor diâmetro é utilizado para fins de “economia”. Porém, esse tipo de prática é completamente proibida.

De qualquer maneira, a partir do momento em que você sabe precisamente o número de barras de aço que vão por coluna ou viga e também sabe o distanciamento dos estribos, basta posicionar tudo nos lugares certos e começar o processo de amarração.

Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com o profissional responsável pela obra. Ele te ajudará a fazer isso de uma forma mais segura. Assim, você estará garantindo não somente a economia pelo bom uso dos materiais, como também a durabilidade e resistência da estrutura. Dessa forma, ela suportará melhor os esforços devido ao trabalho bem realizado nas armações de aço.

Agora que você já sabe perfeitamente como calcular as armações de aço, deixe o seu comentário ou entre em contato conosco para receber um orçamento da nossa equipe para comprar barras de aço ou armações prontas e comece sua obra com materiais de alta qualidade!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.