Geral, Tubos

Perfil Tubular Estrutural: seus usos na construção civil

o-que-e-perfil-tubular-estrutural-casa-do-serralheiro

O perfil tubular estrutural é uma peça oca de metal que se caracteriza por ter um contorno redondo, quadrado ou retangular e duas extremidades abertas. Geralmente é feito de aço-liga de qualidade (não puro), por apresentar bom comportamento diante da tração, compressão e cisalhamento. Além de permitir a transmissão de calor e corrente e ser relativamente leve.

Os perfis tubulares para construção fazem parte de um conjunto de perfis denominados estruturais. Neste caso, os tubos constituem um sistema no qual a estrutura de um edifício é concebida como um cilindro oco para suportar as cargas laterais como vento e chuva forte. Nesses casos, são implantados perpendicularmente ao solo. 

Este sistema pode ser construído de aço, concreto ou uma combinação dos dois e é usado para escritórios, apartamentos ou edifícios de uso misto. Portanto, hoje vamos explorar um pouco mais sobre as características, vantagens e uso do perfil tubular estrutural. 

Vantagens do perfil tubular estrutural na construção

Sabemos que os perfis tubulares podem ser substituídas pelos conhecidos perfis de seção abertas (no formato de L e H). Porém, em estruturas de construção que são frequentemente mais fortes e estáveis, o perfil tubular pode economizar mais material. Isso porque, sendo ocos, eles permitem aos projetistas um campo mais amplo para trabalhar na estética e funcionalidade. Assim, conseguem estruturas resistentes, leves e rentáveis. 

Em geral, os perfis tubulares possuem diversas vantagens como por exemplo: 

  • Eles permitem introduzir elementos mais longos nas estruturas e menos seções (menos número de juntas).
  • Se forem preenchidos com concreto, aumentam os metros quadrados úteis por andar.
  • Eles tornam possível eliminar o contraventamento e, portanto, criar treliças mais transparentes.
  • Eles permitem eliminar reforços extras.
  • Permitem uma grande capacidade expressiva, pois são seções circulares, quadradas, retangulares e elípticas, e cada tamanho de perfil tubular estrutural pode ter várias espessuras de parede.
  • Eles são mais fáceis de cuidar.
  • Eles permitem diminuir o peso da estrutura.
  • As soluções estruturais que eles possibilitam são mais lucrativas.
  • E por fim, permitem tempos de construção mais curtos.

Propriedades do perfil tubular estrutural

Como vimos, por serem perfis ocos, os perfis tubulares permitem economizar material, que é a parte mais importante do custo dos perfis. As propriedades químicas e mecânicas do material de fabricação e as propriedades geométricas de cada perfil tubular determinam até que ponto é possível economizar material.

Entretanto, as propriedades mecânicas do aço mais relevantes na fabricação de perfis tubulares são:

  • Limite elástico: Indica a tensão máxima que o aço pode suportar sem sofrer deformação permanente.
  • Resistência à tração ou carga de ruptura à tração: Quantidade de tensão que o material é capaz de suportar quando o aço é esticado aumentando seu comprimento e diminuindo a seção transversal.
  • Carga de compressão: É aquela que resulta das tensões ou pressões existentes no interior do aço, caracterizada por tender a reduzir o volume do corpo do aço, e a encurtar o corpo em uma determinada direção.

Além disso, alguns fabricantes também garantem outras características para projetos específicos. São alguns exemplos: a rigidez, resiliência, tenacidade à fratura, torção, flexão, dureza, soldabilidade, etc.

Como o perfil tubular é fabricado?

As propriedades mecânicas que são exigidas no perfil tubular estrutural para construção fazem com que a forma mais comum de fabricação seja sem costura. Porém, também pode ser feito com uma costura longitudinal e com uma solda helicoidal ou espiral que percorre o tubo.

Tubos sem costura desempenham um papel muito importante, especialmente em construções mecânicas, plantas industriais, estruturas de construção e também construção de oleodutos e intercâmbios.

Usos na construção civil

Os perfis tubulares podem ser encontrados em inúmeras estruturas de edifícios. No entanto, alguns dos mais comuns são os que podemos encontrar para o uso da estrutura metálica perfil tubular estrutural, que são::

  • Edifícios.
  • Construções industriais.
  • Estufas.
  • Pontes.
  • Plantas de extração marinha.
  • Estádios.
  • Etc…

Conclusão

Nesse artigo de hoje você descobriu mais o que é perfil tubular estrutural. Além disso, conheceu outras características desse material de grande importância para o setor de construção de maneira geral. Portanto se você gostou das informações não deixe de compartilhar.

Na Casa do Serralheiro nós temos o perfil tubular estrutural para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.