Geral

Escada metálica: como escolher o modelo ideal?

Está pensando em instalar uma escada metálica em sua casa e não sabe qual modelo escolher? A Casa do Serralheiro selecionou dicas incríveis para te ajudar a escolher o modelo certo!

A escada, além de ser um elemento estrutural que deve ser devidamente calculado, também tem um grande peso quanto à decoração do ambiente, já que são espaços sempre presentes e de acesso contínuo. A utilização de escadas metálicas nas construções tem se tornado algo cada vez mais comum, se destacando pela leveza e segurança proporcionada ao ambiente. As escadas de aço são bem populares e muito utilizadas em variados projetos e construções.

A escada metálica funciona da mesma forma que uma escada de concreto ou madeira, sem limite de tamanho, altura e espaço. Por isso, pode-se obter um resultado incrível com uma aparência moderna. Pelo fato de serem feitas sob encomenda, as escadas metálicas podem ter diferentes formas, se tornando um item de decoração na sua residência ou escritório.

Existem diversos modelos e acabamentos que tornam ela especial e com muita personalidade. O formato do degrau é o que mais chama a atenção no design da escada, por haver facilidade de moldar o aço, pode-se obter diversos modelos de escadas, podendo ser adaptadas e construídas para ocupar qualquer espaço.

Além disto, as opções de escadas metálicas são consideradas mais econômicas, já que o acabamento é realizado com tinta esmalte sintética e a manutenção é realizada com poucos produtos contra ferrugem, visto que a umidade não trará qualquer efeito à estrutura metálica.

As escadas de aço apresentam também vantagem em relação ao seu peso, principalmente se comparada as escadas de concreto, devido a sua leveza, são bem mais fáceis de serem manuseadas e instaladas, porém é necessário ter algumas medidas cuidadosas para otimizar sua funcionalidade, a aplicação de um protetor corrosivo pode evitar a danificação da sua escada.

Para residências que tenham crianças, a escada metálica é a escolha ideal. Ela é tão segura que basta que os degraus sejam antiderrapantes e que possuam um corrimão resistente. Caso queira uma segurança maior, insira um guarda-corpo totalmente fechado com o material que harmonize com a estrutura metálica da escada.

Outra vantagem das escadas metálicas é poder contar com um prazo menor para sua instalação, o processo de fabricação e montagem das peças é muito mais rápido que em outros modelos de escadas. Entretanto, é importante saber escolher o modelo ideal para sua construção entre tantas opções de escadas metálicas. Você deve levar em conta o aspecto econômico, construtivo, estético e a segurança na hora da utilização.

Uma escada bem projetada e construída pode agregar um bom valor estético e de conforto para qualquer ambiente, pois é um grande incômodo subir escadas mal dimensionadas, em especial dentro da sua própria casa.

Saber escolher o modelo ideal de escada para o lar é essencial para valorizar os ambientes onde ela está instalada, por isso, a Casa do Serralheiro vai te ajudar mostrando alguns modelos de escada metálica para o seu projeto!

Escada metálica reta (convencional)

Esse modelo é o mais utilizado quando o intuito é agregar praticidade, acessibilidade, rapidez e economia na construção. É a escada básica, com degraus em chapas xadrez e perfis metálicos como vigas e apoios. Por ser um modelo simples, é amplamente utilizada em diversos ambientes e ideal para quem não quer gastar muito com essa parte do projeto.

Escada metálica flutuante

Uma excelente opção para quem quer explorar a parte estética dos elementos construtivos, a escada flutuante demonstra um sensação que parece real: os degraus da escada flutuam sem nada os prendendo. Esse modelo de escada é composto de um único apoio, geralmente uma viga instalada na parede lateral, que fica escondida após a finalização da instalação. A escada flutuante leva modernidade e inovação ao seu projeto.

Escada metálica “caracol”

Esse modelo de escada proporciona movimento e delicadeza para o seu ambiente, o grande objetivo desse modelo é a economia de espaço. Suas curvas trazem um efeito incrível para sua decoração. Apesar disso, não é o modelo mais recomendado para ambientes em que há presença de idosos por não ser o modelo mais confortável para esse público.

Escada metálica “espinha de peixe”

Outra boa opção para quem quer modernidade e inovação no projeto. O modelo espinha de peixe é um modelo no qual os degraus são fixados em um único apoio central, geralmente um perfil. Um cuidado importante com esse tipo de escada é a fixação correta dos degraus, a fim de garantir o conforto e segurança na utilização.

Dicas

  • É importante que você pense nos futuros usuários na hora da escolha uma escada adequada, principalmente quando tratamos de crianças e idosos. Todos os modelos de escadas metálicas possuem segurança adequada para sua utilização, porém, alguns modelos transmitem maior segurança para os usuários que outros.
  • Antes de começar a construir sua escada, não deixe de consultar um profissional capacitado. É importante que os degraus sejam dimensionados e alinhados da maneira correta para que a utilização da escada seja confortável. É importante que seja projetado uma fixação adequada para os apoios da escada, de modo que a escada tenha um bom funcionamento estrutural.
  • Escada metálicas são sensíveis à corrosão, desta forma, é importante aplicar uma proteção anticorrosiva na sua escada. Assim, você garante um longo período de vida útil para a sua escada metálica. Em locais próximos ao mar este cuidado é ainda mais essencial, converse com um especialista para redobrar os cuidados com este detalhe.
  • Utilizar materiais de qualidade podem transformar a sua escada, proporcionando maior durabilidade e segurança. Na Casa do Serralheiro você encontra chapas de aço, perfis metálicos, barras redondas, entre outros materiais necessários para sua escada metálica pelo melhor preço e mais alta qualidade.
  • O último cuidado importante é contar com uma mão de obra qualificada. Ou seja, não deixe de contratar uma boa serralheria para a fabricação das peças metálicas e montagem na obra, a Casa do Serralheiro pode te indicar os melhores profissionais para esse serviço. Para aferir a experiência da serralheria o melhor a fazer é visitar obras já realizadas e conversar com antigos clientes.

Agora você já está mais do que preparado para escolher a sua escada. Lembre-se das várias vantagens que as escadas metálicas podem trazer para sua obra, como economia, rapidez, beleza e segurança. Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os amigos e deixe um comentário!

Além disso, um bom profissional poderá te indicar a solução ideal para o espaço que você tem. Converse agora mesmo com um de nossos vendedores especialistas e tire suas dúvidas pelo chat!

Leia também: 5 dicas para deixar a sua casa mais segura!

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

2 thoughts on “Escada metálica: como escolher o modelo ideal?

  1. jknm disse:

    abnt escada metálica?

  2. José Quintana Neto disse:

    Bom Dia ,

    Moro em Indaiatuba SP
    Vcs tem algum consultor técnico na Região para uma visita só local ?
    Meu interesse é o projeto de uma nova escada em substituição à existente.
    Aguardo retorno .
    Grato
    Quintana
    19 991875390

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.