Dos modelos mais simples aos mais elaborados, são encontrados no mercado diversos tipos de modelos de grades para janelas, desde as pré-fabricadas que reduzem a mão de obra, tempo de execução e instalação na obra, mas que por serem mais simples e comuns acabam não engrandecendo tanto a estética do projeto, até as mais elaboradas e modernas, normalmente feitas sob medida por serralheiros.
As grades para janelas e portas têm como principal objetivo oferecer proteção em relação ao acesso à residência, mas o ideal é que essa segurança seja garantida sem prejudicar a beleza da sua fachada, por isso, é muito importante que as ideias e o design das grades sejam muito bem planejados e feitos por profissionais de confiança, utilizando um material de alta qualidade.
Os materiais mais utilizados na fabricação de grades são ferro, alumínio e metalon. O ferro, apesar de ser considerado o mais barato e ter boa resistência, é pesado e não apresenta boa durabilidade, visto que, este material tende a oxidar, podendo ser um problema para o cliente.
O alumínio é o mais leve, tem preço mediano, é durável e não oxida, apesar disso, é o menos resistente. Por ser muito maleável, ele não apresenta o melhor desempenho quando o quesito é segurança.
Já o metalon, é um tubo de aço feito com material inoxidável, resistente e durável, permitindo uma maior segurança para sua residência sem perder a elegância no design.
Modelos de grades para janelas
Faixas na horizontal
Modelo simples, mas que, ao mesmo tempo, dá um toque de modernidade para o seu projeto. Muito utilizadas em janelas, o item dá visibilidade para o ambiente e não tira o foco principal que é o design do lar.
Faixas na vertical
Versão clássica e simples, ideal para quem tem o orçamento apertado ou não quer gastar muito com esse serviço, também pode funcionar como modelo de muro com grade. Deixa a sua janela com um visual clean e moderno, além disso, garante a segurança e boa visibilidade. Este modelo de grade é muito utilizado também em portas de residências.
Desenhadas
Caso a intenção seja fazer algo moderno e diferente, as grades tralhadas (desenhadas) são a melhor escolha! Com a intenção de criar algo mais elaborado, vale a pena investir em grades que, além da segurança, cumprem com o papel decorativo, podendo variar dos desenhos mais simples aos mais elaborados.
Manutenção nas grades para janelas
É fundamental manter a pintura das grades em dia, garantindo o bom visual da fachada da residência. Além disso, é importante limpar as grades periodicamente, removendo o excesso de poeira acumulada, isso dará uma maior vida útil ao produto.
Leia mais sobre: Guia de como tirar ferrugem de metal – Casa do Serralheiro (casaserralheiro.com.br)
Na Casa do Serralheiro você encontra todos os materiais necessários para a grade da sua porta ou janela! Fale com os nossos consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas!