Geral

Mezanino metálico: descubra como expandir seu espaço sem gastar muito!

Precisa de mais espaço na sua loja e não sabe como conseguir? A Casa do Serralheiro preparou este artigo especialmente para você! Descubra como expandir seu espaço com o Mezanino Metálico sem gastar muito.

O mezanino metálico tornou-se comum nos dias de hoje por ser uma ótima opção para quem precisa de um espaço extra, mas não tem condições de ampliar a estrutura do imóvel. Os mezaninos são utilizados em lojas como áreas para armazenagem, vestiários, escritórios e também em residências, podendo ser instalado no interior ou exterior da casa.

Os mezaninos funcionam como um andar aberto encaixado entre dois andares, ampliando ambientes que possuem o pé-direito alto, por isso, são muito aplicados em estúdios e lofts, que são imóveis pequenos e sem paredes para separar os cômodos. Para quem trabalha com estoque grande e variado de produtos, o mezanino também é a melhor alternativa, pois fornece um aumento significativo da área de estoque dos produtos.

Os mezaninos são estruturas parecidas com plataformas que podem ser feitas de diversos materiais, como aço, ferro, concreto, madeira, entre outros. Quando fabricado a partir de um material metálico, podem ser práticas, leves e resistentes, sendo ainda mais versáteis, representando a solução mais eficiente para a construção de mezaninos. As peças metálicas já chegam prontas e com as dimensões corretas ao local da obra, e isso facilita não só a logística como também a economia, a redução de desperdício e a limpeza do canteiro.

Primeiras informações

Antes de contratar um profissional e começar as obras, é importante ter as seguintes informações:

  • Área do ambiente onde o mezanino será instalado (a área permitida para ser ocupada pelo mezanino varia entre um terço e metade da área do piso do imóvel, dependendo da legislação vigente em cada cidade);
  • Planta e cortes com indicação de todos os elementos e perfis que compõe a estrutura;
  • Dimensões pretendidas para o mezanino (área e altura);
  • Tipo de escada adotada (veja aqui um artigo sobre modelos de escada);
  • Tipo de guarda-corpo e corrimão adotado;
  • ART (Anotação de responsabilidade técnica) do engenheiro responsável.

Vantagens do mezanino metálico

  • Os principais benefícios do mezanino metálico para a construção são relacionados à simplicidade, à versatilidade e ao custo benefício. É bastante comum utilizar vigas e pilares de aço na estrutura principal do mezanino aliada a painéis de madeira no piso. Por ser inserido dentro de um espaço já construído, ele não demanda a mesma estrutura de um novo pavimento. Dessa forma, requer menos material e, consequentemente, menos mão de obra. A criação de um novo espaço útil dentro do imóvel, gera a economia de alugar ou construir um espaço maior fora desse ambiente, permitindo uma obra livre de poeira e entulhos, o que facilita a construção em uma residência pronta, pois não há necessidade de interditar o ambiente para sua colocação.

Desvantagens do mezanino de concreto

  • Com vigas e laje de concreto (pré-moldada, treliçada ou maciça) é preciso considerar custos extras e o principal deles seria o de escoramento metálico por cerca de 28 dias relativo ao período de cura, somado ao tempo de armação da laje, acrescido ainda do prazo para entrega do produto. Tudo isso implica em um aumento do cronograma físico em cerca de um mês e meio.
  • Além disso, existe uma grande dificuldade de movimentação e colocação do material dentro da obra devido ao seu peso, o que acaba dificultando a agilidade do projeto.
  • Também existe a necessidade de regularização do concreto para a aplicação de um acabamento final e os custos extras pelo maior prazo de obra como o de engenheiro, mestre de obra e vigilância.

Agora você já está mais do que preparado para começar a construção do seu mezanino. Lembre-se das várias vantagens que o mezanino metálico pode trazer para sua obra, como economia, rapidez, beleza e segurança.

Leia também: Confira dicas para economizar e agilizar sua obra usando Aço!

Além disso, um bom profissional poderá te indicar a solução ideal para o espaço que você tem. Converse agora mesmo com um dos vendedores especialistas da Casa do Serralheiro e tire suas dúvidas pelo chat!

Voltar para a lista

One thought on “Mezanino metálico: descubra como expandir seu espaço sem gastar muito!

  1. ricardo marques disse:

    Boa tarde . Gostaria de informacoes sobre o custo de um mezanino residencial para uma cama de casal . mezanino de 2×3 com escada . a decoracao sera no estilo industrial entao a opcão . se vcs puderem me passar o orcamento em viga I e em metalon eu agradeco .

    atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.