As estruturas metálicas têm conquistado cada vez mais espaço no mercado da construção civil brasileira, isso acontece devido às inúmeras vantagens de se fazer uma obra usando aço.
O aço pode ser utilizado não só como parte do material da construção, mas também pode ser o material principal usado na obra, já que ele proporciona mais liberdade ao projeto arquitetônico, oferecendo flexibilidade e compatibilidade com outros materiais, além do prazo de execução da obra ser mais rápido, o que aumenta a produtividade.
Antigamente, o aço era visto como um produto caro e exclusivo de classes com maior poder aquisitivo. Hoje, compete de igual para igual com outras técnicas construtivas.
Neste texto preparado pela Casa do Serralheiro, selecionamos alguns dos principais motivos para a utilização do aço na construção civil e também em projetos de arquitetura.
11 motivos para usar o aço na construção civil e arquitetura
Além de ser um material estrutural essencial, capaz de suportar grandes cargas e resistir a condições adversas, o aço também oferece a possibilidade de criação de designs modernos e inovadores, sendo essencial para a execução de projetos arquitetônicos complexos.
Confira os principais motivos de utilizar o aço nos projetos de engenharia e arquitetura.
Menor tempo de execução
A primeira vantagem apresentada por uma obra feita com estrutura metálica é o seu menor tempo de fabricação e montagem.
O fato de poder trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente e a montagem da estrutura não ser afetada em dias de chuva (o que seria um empecilho para a estrutura de concreto armado), pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução da obra quando comparado com as técnicas de construção convencionais. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses.
Maior confiabilidade
Pelo fato do aço ser um material único e homogêneo, fabricado e montado por profissionais qualificados, enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade de medida utilizada é o milímetro. Isso garante uma maior margem de segurança na estrutura, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias.
Menos bagunça na obra
Como as estruturas metálicas são pré-fabricadas, isso inutiliza o uso de grandes depósitos de fôrmas, areia, brita, madeiras, cimento, entre outros, aumentando a organização do canteiro de obras e reduzindo também o desperdício desse tipo de material.
Com o ambiente limpo e menor geração de entulho, o local da obra acaba por oferecer melhores condições de segurança ao trabalhador, contribuindo para a redução dos acidentes na obra.
Garantia de qualidade
A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma fábrica e conta com profissionais altamente qualificados, o que garante uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo de fabricação das peças.
Reciclabilidade
Você sabia que o aço é reciclável? Ele tem um alto valor de revenda e pode ser derretido e transformado em outras peças.
Por isso, a estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente. Além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.
Racionalização de material e mão-de-obra
Como as peças são fabricadas dentro das indústrias, esse sistema permite a contratação de menos mão-de-obra para a sua construção. Além disso, utilizar aço na sua obra permite maior reaproveitamento de sobras da construção, permitindo produzir emendas com o material que restou e diminuindo as perdas de materiais, muito comuns em obras.
Em uma obra comum, com técnicas de construção convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Se você começa uma obra usando aço, a estrutura metálica faz com que esse desperdício seja reduzido, essa vantagem é fundamental para quem deseja ter uma construção habilitada a receber alguma certificação ambiental.
Flexibilidade de reformas
Na falta de alguma peça durante a construção, é possível implementar novos elementos metálicos. Por sua precisão e menores dimensões nas peças e a fabricação fora do local da obra, construir uma obra usando aço permite a expansão de ambientes sem interferir em outras atividades que já ocorram no local.
Redução de cargas de fundação
Outra vantagem muito importante de fazer uma obra usando aço é a redução dos custos nos elementos de fundação, que podem ter seus valores reduzidos em até 30% quando comparado com estruturas de concreto. Como as estruturas de aço são mais resistentes e cerca de 6 vezes mais leves que as estruturas em concreto, isso permite um enorme alívio de cargas para as fundações.
Resistência à corrosão
As estruturas metálicas agregam maior durabilidade ao seu projeto, isso porque o aço, principalmente o galvanizado, apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica sendo capaz de durar até quatro vezes mais que o aço comum.
Compatibilidade com outros materiais
As construções em aço são perfeitamente compatíveis com qualquer outro tipo de material de fechamento, admitindo desde os mais utilizados, como tijolos, blocos e lajes moldadas até componentes pré-fabricados, como lajes, painéis de concreto e painéis “drywall”.
Economia no bolso
As estruturas metálicas estão cada vez mais presentes no mercado da construção, e por isso, seus preços estão cada vez mais competitivos, dependendo do tipo e das necessidades do seu projeto, construir utilizando aço pode sim ser a opção com o melhor custo-benefício.
Por isso, é sempre importante analisar as opções existentes e escolher a melhor opção construtiva para a sua obra, sem deixar de lado suas necessidades e o orçamento disponível.
A Casa do Serralheiro é o maior shopping de aço do país! Temos tudo o que você precisa para a sua obra ou projeto.
Acesse o site e adquira os produtos que precisa. Entrega rápida e segura! Fale com nossos consultores online para fazer orçamentos e tirar dúvidas. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!