Corte e Dobra, Dicas de Construção

Confira dicas para economizar e agilizar sua obra usando Aço!

As estruturas metálicas têm conquistado cada vez mais espaço no mercado da construção civil brasileira, isso acontece devido às inúmeras vantagens de se fazer uma obra usando aço.

O aço pode ser utilizado não só como parte do material da construção, mas também pode ser o  material principal usado na obra, já que ele proporciona mais liberdade ao projeto arquitetônico, oferecendo flexibilidade e compatibilidade com outros materiais, além do prazo de execução da obra ser mais rápido, o que aumenta a produtividade.

Antigamente, o aço era visto como um produto caro e exclusivo de classes com maior poder aquisitivo. Hoje, compete de igual para igual com outras técnicas construtivas. Se você está pensando em construir, selecionamos alguns dos benefícios que a utilização do aço traz para o seu projeto e para o seu bolso!

Menor tempo de execução

A primeira vantagem apresentada por uma obra feita com estrutura metálica é o seu menor tempo de fabricação e montagem.

O fato de poder trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente e a montagem da estrutura não ser afetada em dias de chuva (o que seria um empecilho para a estrutura de concreto armado), pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução da obra quando comparado com as técnicas de construção convencionais. Exemplo: uma casa de 300 m² leva cerca de uma semana para ser montada. Uma de concreto, em torno de três meses. 2 – Redução do prazo de execução:

Maior confiabilidade

Pelo fato do aço ser um material único e homogêneo, fabricado e montado por profissionais qualificados, enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade de medida utilizada é o milímetro. Isso garante uma maior margem de segurança na estrutura, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias.

Menos bagunça na obra

Como as estruturas metálicas são pré-fabricadas, isso inutiliza o uso de grandes depósitos de fôrmas, areia, brita, madeiras, cimento, entre outros, aumentando a organização do canteiro de obras e reduzindo também o desperdício desse tipo de material.

Com o ambiente limpo e menor geração de entulho, o local da obra acaba por oferecer melhores condições de segurança ao trabalhador, contribuindo para a redução dos acidentes na obra.

Garantia de qualidade

A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma fábrica e conta com profissionais altamente qualificados, o que garante uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo de fabricação das peças.

Reciclabilidade

Você sabia que o aço é reciclável? Ele tem um alto valor de revenda e pode ser derretido e transformado em outras peças.

Por isso, a estrutura metálica é menos agressiva ao meio ambiente. Além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Racionalização de material e mão-de-obra

Como as peças são fabricadas dentro das indústrias, esse sistema permite a contratação de menos mão-de-obra para a sua construção. Além disso, utilizar aço na sua obra permite maior reaproveitamento de sobras da construção, permitindo produzir emendas com o material que restou e diminuindo as perdas de materiais, muito comuns em obras.

Em uma obra comum, com técnicas de construção convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Se você começa uma obra usando aço, a estrutura metálica faz com que esse desperdício seja reduzido, essa vantagem é fundamental para quem deseja ter uma construção habilitada a receber alguma certificação ambiental.

Flexibilidade de reformas

Na falta de alguma peça durante a construção, é possível implementar novos elementos metálicos. Por sua precisão e menores dimensões nas peças e a fabricação fora do local da obra, construir uma obra usando aço permite a expansão de ambientes sem interferir em outras atividades que já ocorram no local.

Redução de cargas de fundação

Outra vantagem muito importante de fazer uma obra usando aço é a redução dos custos nos elementos de fundação, que podem ter seus valores reduzidos em até 30% quando comparado com estruturas de concreto. Como as estruturas de aço são mais resistentes e cerca de 6 vezes mais leves que as estruturas em concreto, isso permite um enorme alívio de cargas para as fundações.

 

Resistência à corrosão

As estruturas metálicas agregam maior durabilidade ao seu projeto, isso porque o aço, principalmente o galvanizado, apresenta excelente resistência à corrosão atmosférica sendo capaz de durar até quatro vezes mais que o aço comum.

Compatibilidade com outros materiais

As construções em aço são perfeitamente compatíveis com qualquer outro tipo de material de fechamento, admitindo desde os mais utilizados, como tijolos, blocos e lajes moldadas até componentes pré-fabricados, como lajes, painéis de concreto e painéis “drywall”.

Economia no bolso

As estruturas metálicas estão cada vez mais presentes no mercado da construção, e por isso, seus preços estão cada vez mais competitivos, dependendo do tipo e das necessidades do seu projeto, construir utilizando aço pode sim ser a opção com o melhor custo-benefício.

Por isso, é sempre importante analisar as opções existentes e escolher a melhor opção construtiva para a sua obra, sem deixar de lado suas necessidades e o orçamento disponível.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e compartilhe com os amigos!

Leia também: Descubra como escolher o portão ideal para sua garagem!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Confira dicas para economizar e agilizar sua obra usando Aço!

  1. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.