Dicas de Construção

Escada em aço: vantagens e modelos que vão te inspirar!

Escadas podem ser determinantes para o sucesso (ou fracasso) do design de uma casa. Uma bela escada faz toda a diferença e renova o ambiente. Por isso, escolher o modelo e o material corretamente é crucial. 

O aço se destaca como uma excelente escolha para construir a escada ideal em um lar ei na Casa do Serralheiro você encontra todo o material necessário.

Vantagens em ter uma escada de aço em casa

As vantagens de uma escada de aço são significativas. Podemos destacar a excelente durabilidade do aço, uma vez que ele não está sujeito à corrosão, manchas ou temperaturas muito elevadas. 

Além disso, é um material higiênico e fácil de limpar: basta um pano úmido e macio e um produto específico para aço inox, e pronto, está limpo! Não requer muita manutenção, permite diversas opções de design e oferece um excelente custo-benefício.

E é importante deixar de lado a ideia de que uma escada de aço está relacionada a um design industrial! Escadas em aço apresentam uma variedade de formas, espessuras e tamanhos. Podem também ser pintadas ou combinadas com outros materiais.

Modelos de Escadas em Aço:

Conheça agora alguns modelos de escadas em que o aço se destaca e inspire-se para realizar seu projeto.

Escada de aço reta

 

A tradicional, compacta e comprida, pode ter um ou mais lances de até 20 degraus, cada um separado por patamares. Apesar de não fazer curvas nem mudar de direção, com o corrimão adequado, pode adquirir um aspecto elegante e moderno. É ótima para otimização de espaço, pois permite a colocação de móveis e até mesmo de um bar embaixo dela.

Escada de aço em “L”

 

O nome já sugere seu formato. Escadas de aço em “L” mudam a direção para um lado, formando um ângulo de 90°, transição essa realizada a partir da colocação de um patamar ou de degraus triangulares. Essa última opção confere um toque diferenciado e mais moderno ao design. 

Não se limite à ideia de que essa escada deve ficar em um canto da casa; ela pode ser usada no centro também, e seu formato pode variar conforme o projeto e o espaço disponível.

Escada de aço em “U”

Geralmente utilizada em espaços amplos, essa escada possui dois lances que vão em direções opostas e se conectam por um único patamar, ocupando uma parte significativa do ambiente. 

Pode ser projetada junto a uma parede ou no meio da casa, dividindo dois ambientes, como sala de jantar e sala de estar, ou sala de jantar e sala de TV. Essa versatilidade é uma das características mais interessantes dessa escada! 

São elegantes e sofisticadas, muitas vezes combinadas com ambientes mais tradicionais. Porém, nada impede de modernizá-la com combinações de cor, corrimão e piso adequados. Acredite: se ela se destacar, todo o ambiente ganhará destaque.

Escada de aço em “J” (ou “J” invertido)

 

A combinação de uma escada caracol com escada reta, também ideal para ambientes internos com pouco espaço ou áreas externas pequenas.

Escada de aço em caracol (ou helicoidal)

 

Uma boa opção para quem não tem muito espaço, mas não abre mão da segurança. Possui uma estrutura central de onde partem todos os degraus. Podem ser pintadas em diversas cores e combinam com muitos estilos, além de ter uma estética diferenciada que agrada a muitas pessoas.

Escada de aço circular

 

Possui curvas, porém não possui um eixo central como a escada caracol. Os lances mudam de direção de forma sutil, compondo caminhos sinuosos de maneira elegante. É uma opção bonita e diferenciada para quem busca ousar no design.

Escada de aço vazada 

Podem dar um ar provinciano ou vintage ao ambiente, tudo depende de como você vai personalizá-la. Fica bonita mesmo sem nenhuma pintura, e é bem versátil em suas formas.

Escada de aço minimalista

 

Dão um ar moderno e arrojado ao ambiente em que estão, e a criatividade para esse modelo não tem limites! Podem ser largas ou estreitas, então, caso opte por esse modelo, espaço não vai ser o problema.

Você também pode se interessar por: Guarda Corpo em Inox: conheça as vantagens 

Deixe o medo de lado e ouse nas combinações!

Não tenha receio de usar sua imaginação na hora de elaborar o projeto para sua escada de aço. Desde as mais tradicionais até as mais ousadas, esse material permite ideias incríveis para obter um resultado personalizado para sua residência. 

Escadas de aço se harmonizam bem em um mix de materiais como madeira, mármore, porcelanato, resinas, pedras naturais ou vidro, além de se adaptarem bem a qualquer cor, possibilitando que você brinque com diversos tons e estilos.

Não se esqueça de pensar no corrimão

O corrimão é uma parte que não pode ser deixada de lado na hora de pensar na colocação de uma escada, ele é um item importante de segurança e evita diversos acidentes, além de ser um auxílio muito útil a crianças e idosos, por exemplo. O aço também é uma excelente escolha para corrimãos, pois, como vimos, este material oferece diversas vantagens. Uma ótima opção é utilizar Tubos de Aço Inox ou Metalon na confecção.

Ainda falando sobre sua segurança ao usar a escada, uma dica valiosa é pensar também na hora de colocar o piso. Certifique-se de que ele é antiderrapante e evite acidentes, sendo a Chapa Xadrez uma ótima escolha. Pisos de escada localizadas em áreas externas da casa requerem o dobro de atenção, pois estão sujeitos a fatores como chuva ou poeira.

Se você precisa de ajuda para escolher o material para o seu projeto, fale com a nossa equipe de especialistas! Fazemos o seu orçamento e ajudamos em tudo o que for preciso. Temos a entrega mais rápida da região. Nos siga nas redes sociais para acompanhar conteúdos incríveis!

Você também pode se interessar por: Corrimão de aço inox: tudo sobre seus benefícios 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *