Dicas de Construção

Escada em aço: vantagens e modelos que vão te inspirar!

Escadas podem contribuir para o sucesso (ou o fracasso) do design de uma casa. Uma bela escada faz toda a diferença e renova os ares de qualquer ambiente. Por isso, escolher o modelo e o material corretamente é imprescindível. O aço é uma ótima escolha para construir a escada ideal em um lar.

Vantagens em ter uma escada de aço em casa

 Os benefícios de uma escada de aço são grandes. Entre eles podemos listar a excelente durabilidade do aço, visto que ele não está sujeito à nenhuma corrosão, manchas ou temperaturas muito elevadas. Além disso, é um material muito higiênico e fácil na hora de limpar: um pano úmido e macio e um produto específico para aço inox e pronto! Limpíssimo! Não exige muita manutenção, permite inúmeros designers e tem um excelente custo-benefício.

E pode ir deixando de lado a ideia de que uma escada de aço vai remeter a um design industrial! Escadas em aço têm muitas formas, espessuras e tamanhos. Também podem ser pintadas ou mescladas em alguns casos com muitos outros outros materiais. Conheça agora alguns modelos de escada em que o aço cai bem e inspire-se para realizar seu projeto.

Escada de aço reta

 

A tradicional compacta e comprida, pode ter um ou mais lances de até 20 degraus cada separados por patamares. Mas não faz nenhuma curva nem muda de direção. Com o corrimão certo, pode ficar elegante e moderna. É boa também para otimização de espaço, visto que você pode colocar móveis e até um bar embaixo dela.

Escada de aço em “L”

 

O nome já indica seu formato. Escadas de aço em “L” mudam a direção para um lado, formando um ângulo de 90º, transição essa feita a partir da colocação de um patamar ou de degraus triangulares. Essa última opção dá um toque diferenciado e mais moderno ao design. Mas não se apegue à ideia de que essa escada deve ficar num canto da casa. Ela pode ser usada no centro também, e seu formato pode variar. O primeiro lance pode ser mais curto e o segundo lance mais comprido, ou vice-versa, vai depender do seu projeto e do espaço disponível.

Escada de aço em “U”

 

Geralmente é usada em espaços grandes, pois tem dois lances de escada que vão em direções opostas e se ligam por um único patamar, ocupando uma parte grande do ambiente. Pode ser projetada na divisa com uma parede ou no meio da casa dividindo dois ambientes, como sala de jantar e sala de estar, ou sala de jantar e sala de TV. Essa é a característica mais interessante dessa escada! São escadas bem elegantes e sofisticadas, normalmente combinadas com ambientes mais tradicionais. Porém, nada te impede de quebrar esse padrão e modernizá-la com as combinações de cor, corrimão e piso certas! Acredite: se ela se destacar, todo o ambiente ganha destaque.

Escada de aço em “J” (ou “J” invertido)

 

A mistura de uma escada caracol com escada reta, também ideal para ambientes internos com pouco espaço ou áreas externas pequenas.

Escada de aço em caracol (ou helicoidal)

 

São uma boa opção para quem não tem tanto espaço, mas ainda assim não abre mão da segurança. Tem uma estrutura central de onde saem todos os degraus. Podem ser pintadas de diversas cores e combinam com muitos estilos, além de ter uma estética diferenciada que agrada muita gente.

Escada de aço circular

 

Também tem curvas, mas não possui um eixo central como a escada caracol. Os lances vão mudando de direção “aleatoriamente”, compondo caminhos sinuosos de forma sutil. É uma opção muito bela e diferenciada para quem não tem medo de ousar no design.

Escada de aço vazada 

Podem dar um ar provinciano ou vintage ao ambiente, tudo depende de como você vai personalizá-la. Fica bonita mesmo sem nenhuma pintura, e é bem versátil em suas formas.

Escada de aço minimalista

 

Dão um ar moderno e arrojado ao ambiente em que estão, e a criatividade para esse modelo não tem limites! Podem ser largas ou estreitas, então, caso opte por esse modelo, espaço não vai ser o problema.

Deixe o medo de lado e ouse nas combinações!

 Não tenha receio de usar sua imaginação na hora de elaborar o projeto para sua escada de aço. Desde as mais tradicionais até as mais ousadas, esse material permite ideias incríveis para obter um resultado personalizado para sua residência. Escadas de aço vão muito bem combinadas num mix de materiais como madeira, mármore, porcelanato, resinas, pedras naturais ou vidro, além de ficarem boas em qualquer cor, o que permite a você brincar com diversos tons e estilos.

Segurando- se com segurança! – Não se esqueça de pensar no corrimão

O corrimão é uma parte que não pode ser deixada de lado na hora de pensar na colocação de uma escada, ele é um item importante de segurança e evita diversos acidentes, além de ser um auxílio muito útil a crianças e idosos, por exemplo. O aço também é uma boa ideia quando o assunto é corrimão, já que o material, como vimos, tem diversas vantagens.

O corrimão também pode ser um show de estilo à parte, deixando a sua escada de aço ainda mais bonita e segura! Inspire-se e escolha combinações de cores e designers que vão favorecer ainda mais o estilo do ambiente. Corrimões combinados de aço e madeira ou aço e vidro também são muito bacanas, e caíram no gosto popular.

Ainda falando sobre sua segurança ao usar a escada, uma dica valiosa é pensar também na hora de colocar o piso. Certifique-se de que ele é antiderrapante e evite acidentes. Quanto ao design, pense no tamanho do degrau e na altura da escada. Tente combiná-lo com o estilo do corrimão e do ambiente. Pisos de escada localizadas em áreas externas da casa requerem o dobro de atenção, pois estão sujeitos a fatores como chuva ou poeira.

 

 

 

 

 

 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.