Dicas de Construção

Descubra as maravilhas do portão de aço!

E entenda porque eles são a melhor escolha para seu lar

A primeira impressão para quem passa em frente a uma casa é a sua fachada e consequentemente o seu portão de aço. Eles possuem diferentes estilos, desde o mais simples até os mais elaborados. Podem ser com uma mistura de materiais e composições de texturas. Por conta disso, os portões devem ser projetados para que tenham uma harmonia visual com a construção. Assim vão unir o modelo do portão com o estilo pretendido para a fachada da residência.

O portão ideal deve acompanhar a altura do muro da fachada, formando uma extensão que seja harmônica e uniforme. Na hora de definir o design, pense no que combina com o estilo do imóvel, nas cores e nas formas. Um portão pode ser o destaque da fachada ou ter uma cor mais sóbria no estilo tom sobre tom, garantindo um visual cheio de estilo. Combinações de materiais também são uma boa escolha, desde que não interfiram na praticidade na hora de abrir e fechar.

Escolher quais materiais utilizar em uma parte tão fundamental da casa nem sempre é simples. O mercado disponibiliza diversas opções, e uma das melhores delas é o aço. Um material que tem muitas vantagens: é duradouro, resistente à corrosão e altas temperaturas, fácil de limpar, bonito, versátil e econômico. Conheça agora os modelos de portão de aço que você pode escolher:

Portão de aço de abrir manualmente:

O mais conhecido e também instalado na maioria dos lares, o portão de aço de abrir é comum em entradas principais ou laterais de casas. Deve ser feito em modelos que tenham design leve. Uma vez que precisa ser fixado na parede e não pode ser muito pesado, pois isso comprometeria suas estruturas. Necessita apenas de espaço necessário para a abertura das folhas, o que não costuma ser muito, então cabe em qualquer projeto. Esse design divide-se em:

Portão aberto

 

É aquele que deixa alguns vãos em sua estrutura, permitindo a visualização tanto da parte interna como da externa da residência. Mantém a fachada ou o jardim da casa em evidência, o que pode ser legal para destacar seu projeto. Também é útil na hora de garantir a circulação de ar. Os modelos são muitos, e você pode escolher o que mais agradar. Não há limites para as combinações aqui!

 

Portão fechado

 

Uma boa opção para garantir a segurança e a privacidade, visto que impede a visualização de quem está de fora para dentro do imóvel. Só não é indicado para locais muito fechados, pois pode abafar o ambiente. Você também encontrará inúmeras opções e modelos, que vão harmonizar com todo o tipo de projeto.

Portão de aço basculante

 

Modelo cuja abertura é feita na vertical, e tem sua base de sustentação numa espécie de trilho em ambas as laterais, controlando sua abertura e fechamento. Uma vantagem desse portão é que ele economiza espaço lateral, sendo ótimo para garagens e lugares apertados. Invista num modelo leve, que você consiga erguer com facilidade.

Portão de correr

Muito tradicional em espaços grandes ou em garagens, o portão de aço de correr é bem prático. Desliza em uma linha horizontal, e necessita de um pequeno espaço na fachada para correr livremente. Por ser fácil de mover permite quase qualquer design, mesmo os que o deixam mais pesado. Além disso, por ser paralelo ao muro, quase não ocupa espaço. E ainda tem mais vantagem! Se futuramente você decidir usar o sistema de abertura automática, os trilhos podem ser adaptados sem que seja preciso trocar o modelo do portão!

Portão de aço eletrônico – abrem automaticamente:

Pode ser de qualquer um dos tipos apresentados acima. O termo ‘eletrônico’ se refere ao sistema que automatiza sua abertura e fechamento. Ou seja, é possível aplicá-lo em qualquer tipo de portão. É uma alternativa segura e prática, já que você perde menos tempo descendo do carro para abrir e fechar. Além disso, é ótimo para dias de chuva ou muito frio, em que você tem que descer do veículo na hora em que chega para realizar a abertura e o fechamento.

Quanto mais leve for o portão, mais rápido e fácil é sua abertura e fechamento, e menos energia elétrica para movimentá-lo é gasta. Então pense nisso antes de optar por determinado modelo. Mantendo a manutenção do motor em dia, o portão de aço eletrônico pode ser uma boa pedida.

Agora que você conhece quais os tipos de portões de aço que pode usar na sua casa ou comércio, e descobriu todas as vantagens desse material de excelente qualidade e duração, certifique-se sempre de pedir um suporte profissional. O serralheiro vai recomendar qual o modelo e tamanho é o mais indicado para a instalação, garantindo a eficiência de seu projeto, para que sua casa fique segura e bonita, e você, satisfeito.

Conheça nosso blog e passe na nossa loja online! Não se esqueça de deixar um comentário!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

One thought on “Descubra as maravilhas do portão de aço!

  1. Amanda disse:

    Obrigada pelas informações sobre portão basculante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.