Geral

Tudo que você precisa saber sobre Mezanino

Principais tipos de mezanino e suas principais vantagens

Se você precisa aliar ampliação de espaço e economia, que tal conhecer os tipos de mezanino? No comércio, no escritório ou na sua casa, em algum momento você vai precisar de mais espaço. Para isso, foi criado o mezanino. 

Confira abaixo seus principais tipos e vantagens. 

O que é mezanino? 

O mezanino é uma estrutura utilizada a fim de aumentar a área útil do imóvel, seja casa, escritório, galpão e etc. Entretanto, requer um pé direito alto, pois funciona como um andar aberto encaixado entre dois andares. 

O mezanino tem uma concepção simples. Basicamente é um plano apoiado sobre algumas colunas. Apesar de ser desmontável, é extremamente resistente. Além disso, se planejado antecipadamente, pode ser remanejado ou até ampliado depois de instalado. 

Contudo, os mezaninos mais comercializados, que atendem áreas de armazenagem, tem dimensão regular. Dessa forma, não causa interferência com o imóvel e também não prevê arremates. Para situações assim, a estrutura é planejada a partir das dimensões e capacidades de carga. 

É muito importante um projeto bem elaborado, que leve em conta a necessidade do cliente, a utilização do produto e os meios de movimentação.  

Para permitir a movimentação tanto na parte de baixo como na parte de cima, são colocados acessórios e itens de segurança. Assim, divide-se seguramente o espaço vertical com um ou mais pisos intermediários. Os principais acessórios são guarda corpos, escadas e rodapés.

Pode ser usado como zona de armazenagem, mais um cômodo de escritório e até de vestuário. 

Quem tem um grande estoque com grande variedade de produtos, o mezanino é uma excelente alternativa, pois aumenta significativamente a área. Mas também é muito utilizado em imóveis pequenos e sem paredes, como é o caso de estúdios e lofts. 

Principais tipos 

Mezanino de concreto

Pelo fato de essa estrutura ser feita da mesma forma e material que o imóvel, seu processo de construção é mais complexo. Por isso acaba também sendo mais lento. É necessário construir uma estrutura de escoramento e ainda esperar pela secagem da laje. 

Esse processo de construção da estrutura deve ser acompanhado por um profissional qualificado. Dessa forma, o engenheiro civil e arquiteto da obra devem incluir o mezanino de concreto no momento do planejamento. 

Apesar dessas desvantagens, ao utilizar o tipo de mezanino de concreto, você vai conseguir uma sensação de continuidade no seu projeto. Dessa forma, pelo piso intermediário ser feito do mesmo material do restante do imóvel, ele se apresenta como parte integrante. 

De madeira 

Também é possível confeccionar o piso intermediário em madeira. Mas, para isso é necessário que seja contratada uma empresa especializada para a fabricação desse espaço. 

Utilizando esse tipo de mezanino no seu projeto, você garante uma obra mais ágil e com menos sujeira. Todavia, o custo desse material é elevado, se comparado aos outros disponíveis no mercado. O uso de madeira nesse tipo de espaço cria um mix de materiais e pode resultar em projeto sofisticado, rústico ou vintage, a depender da escolha da madeira.

Mezanino Metálico

Um dos principais tipos de mezanino, o metálico é o que apresenta melhor custo benefício. Por precisar de menos mão de obra e menos materiais que os demais, é mais barato. Além disso, é projetado conforme as medidas e necessidades do local, não gerando desperdício. 

Para melhorar ainda mais, se optar por esse tipo de mezanino, o tempo da sua obra poderá ser diminuído em até 40%. Além de sua limpeza ser mais simples e fácil que os demais materiais. Sua resistência à corrosão e resistência mecânica também são vantagens desse material. 

Mas lembre-se sempre de consultar uma empresa especializada na fabricação de mezaninos metálicos. A Casa do Serralheiro está aqui para te atender. Saiba mais clicando aqui

Agora que você já conhece os principais tipos de mezanino, passe na Casa do Serralheiro e faça um orçamento para adquirir o mezanino metálico! Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!  

Não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar saber sua opinião! Siga nossas redes sociais para acompanhar nossas novidades 🙂 

Voltar para a lista

One thought on “Tudo que você precisa saber sobre Mezanino

  1. Erani disse:

    Olá
    Estou planejando fazer uma garagem para 3 carros, gostaria de aproveitar para fazer “tipo” um mezanino na parte da cobertura, preciso fazer um orçamento para ver as possibilidades. Meu fone é (55)981125739
    Se puderes ma ajudar agradeço
    Erani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.