Dicas para Serralheiros!

Você conhece os principais tipos de solda?

principais-tipos-de-solda-casa-do-serralheiro

É muito importante que você conheça quais são os principais tipos de solda. Afinal de contas, é por meio desse conhecimento que você poderá escolher a melhor solda possível para cada situação.

Para quem não sabe, a soldagem representa o processo de união entre peças por meio de metal, calor e eletricidade. Ela é importantíssima para os setores construtivos, automobilísticos, aeronáuticos e industriais em geral.

É justamente por conta dessa importância que nós vamos te apresentar quais são os principais tipos de soldas no conteúdo a seguir. Confira!

Quais são os principais tipos de solda

Veja a seguir quais são os principais tipos de solda utilizados dentro da indústria:

Tipos de solda a arco manual

A solda a arco manual é, sem dúvida alguma, um dos métodos mais antigos que são utilizados para a soldagem.

Ela ainda é muito utilizada dentro de metalúrgicas, indústrias automobilísticas, siderúrgicas e mineradoras em geral, mesmo não sendo o tipo de soldo mais moderno.

No seu processo são utilizados um arco e o aço inoxidável para a solda, embora seja possível realizar a união com outros tipos de materiais.

Soldagem MIG/MAG

A Soldagem MIG/MAG é muito utilizada atualmente, principalmente dentro do segmento metalúrgico. Uma das grandes vantagens desse tipo de solda é que o seu processo é semiautomático, o que garante um grande ganho de produtividade e qualidade em todos os trabalhos.

O seu nome é derivado do termo inglês MIG, que significa Metal Inert Gas ou Gás de Metal Inerte. Isso quer dizer que o gás de proteção da poça de fusão é inerte.

Já o termo MAG representa o contrário, isto é, quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

Solda TIG

A Solda TIG (Tungsten Inert Gas ou Tungstênio Gás Inerte) é um dos tipos de solda que apresentam os melhores resultados.

Ela pode ser usada em quase todos os metais existentes e, o melhor de tudo, é que ele pode gerar uma solda limpa, sem nenhum tipo de fumaça tóxica e com uma alta qualidade, o que é muito importante tanto para a solda quanto para quem está operando ela.

Todavia, nem tudo o que reluz é ouro. A solda TIG é uma das mais difíceis de se manusear. Então para poder fazê-la da maneira certa será preciso ter uma boa experiência a respeito do que se está fazendo.

Em outras palavras, ela é indicada apenas para profissionais experientes e muito qualificados.

Soldagem com arame tubular

A soldagem com arame tubular é uma das mais conhecidas atualmente, principalmente por ser um dos métodos mais rápidos de solda. Aliás, isso faz com que ela seja muito utilizada, pois sua aplicação em larga escala se torna mais fácil e prática.

Ela é muito semelhante a Solda MIG/MAG, com a única diferença de que o arame utilizado é tubular.

Tipos de solda com eletrodo revestido

A soldagem com eletrodo revestido é indicada para trabalhos com o aço, onde os ingredientes da solda vão formar um revestimento que cria uma massa metálica praticamente homogênea.

Essa massa é aplicada sobre as varetas metálicas e em seguida o revestimento de uma das pontas é removido para permitir o contato elétrico entre peças.

Solda oxigás

A soldagem oxigás utiliza a energia gerada pelo calor para fundir os materiais. A chama é produzida por um maçarico, que aquece o metal e o derrete.

Após o resfriamento do metal, ele acaba se solidificando e formando uma ligação entre os materiais que foram soldados.

Essa é uma soldagem mais conhecida popularmente, pois acaba sendo bastante utilizada devido a sua simplicidade.

Ficou com alguma dúvida sobre a soldagem? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça o seu processo de solda com total segurança!

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.