Aço, Dicas de Construção

Chapa de aço: saiba a diferença dos principais tipos

Nas indústrias, seja automotiva, farmacêutica ou alimentícia e também na construção civil, a chapa de aço é indispensável por sua resistência, versatilidade e durabilidade.

Por isso, é importante conhecer os tipos de chapa de aço para saber em quais trabalhos cada uma pode ser utilizada. 

Além de conhecer os tipos, também é essencial saber como armazená-las, uma vez que o aço é um material que pode sofrer corrosão, danos e até mesmo problemas estruturais em uma construção.

Conheça os tipos de chapa de aço e a melhor forma de usá-las e armazená-las para ter um melhor aproveitamento nos seus serviços.

Descubra a diferença dos tipos de chapa de aço

Conhecer os tipos de chapa de aço vai te ajudar a identificar qual atenderá as necessidades do seu projeto. Isso porque, existem chapas de tamanhos, espessuras e texturas diferentes. Confira quais são! 

Chapa de aço veneziana

Feitas sob medida, as chapas venezianas podem ser translúcidas ou opacas, em diversas cores e tamanhos de aletas. Elas aumentam a resistência às deformações, além de impedirem infiltrações de água de chuva no ambiente interno.

Oferecem excelente iluminação, circulação natural de ar no ambiente e ainda são mais seguras e econômicas em relação ao vidro.

Um exemplo de onde usar esse tipo de chapa são em portões para garantir ventilação, claridade e visão parcial do interior das garagens. 

No mercado são encontrados modelos com cantos vivos e arredondados. 

Chapa de aço galvanizada

A chapa de aço galvanizada é um corpo de metal que recebeu um tratamento com processos químicos adicionais com o intuito de protegê-lo de diversos elementos naturais.

Ela é usada para fazer telhas galvanizadas, que são mais resistentes, leves e tem um custo melhor quando comparado com as demais opções do mercado.

Esse tipo de chapa pode ser usada ainda para fazer portões e fechamentos. Outro fator importante é que elas possuem proteção extra contra o enferrujamento. Com isso, são indicadas para receber pinturas, uma vez que a superfície plana ajuda na fixação da tinta.

Chapa de aço inox

Por sua versatilidade são recomendadas para uma infinidade de projetos. Podem ser encontradas em pias, fornos, cadeiras, mesas, entre outros objetos. As chapas de aço inox tem boa durabilidade e resistentes à corrosão. 

São utilizadas por restaurantes e na indústria farmacêutica e hospitalar por serem fáceis de limpar. Elas não precisam de pinturas, o que também é uma vantagem. 

Outro fator importante é que essas chapas são econômicas, podendo ser utilizadas desde a decoração até a proteção. 

Chapa de aço lambril

Esse é um modelo de chapa com forma ondulada, trapezoidal e frisada. São utilizadas para  fechamentos de ambientes e galpões em geral.

A chapa de aço lambril é indicada, principalmente, para a confecção de portões residenciais e comerciais, porque garantem maior segurança e tem uma estética sofisticada. 

Com esse tipo de chapa o seu projeto terá alta produtividade, redução de custos, praticidade e agilidade nas etapas de execução.

Chapa de aço xadrez

A chapa xadrez é feita pelo processo de laminação a quente, que consiste em diminuir o diâmetro do material para obtenção de chapas mais grossas ou mais finas. 

Além disso, é um material que possui alta resistência, principalmente a impactos e corrosão. Elas são produzidas por um material leve, que tem maior durabilidade. 

São encontradas em pisos industriais e você já deve ter visto nos pisos dos ônibus. Isso porque, elas possuem função antiderrapante proveniente dos relevos.

Com isso, também são utilizadas em para escadas, rampas, bases de máquinas, patamares, entre outros lugares. 

Chapa de aço expandida

Esse tipo de chapa proporciona um custo menor por área de produto final. O metal expandido em malhas losangulares é indicado para as mais variadas aplicações por causa da sua versatilidade.

A chapa de aço expandida tem uma melhor performance de resistência e durabilidade, aliados à economia e produtividade na aplicação.

Pode ser usado em degraus de escada, contêineres, plataformas de segurança, parapeitos, mezaninos, tela anti-ofuscante, câmaras frigoríficas, passarelas, grelhas, entre outros. 

O material também tem algumas vantagens como dar maior segurança, uma vez que possui superfície antiderrapante, reduz despesas com medidas preventivas de incêndio, reduz peso e facilita o manuseio, permite a propagação de som, evita o acúmulo de resíduos e tem maior resistência a cargas concentradas ou uniformemente distribuídas.

Como armazenar corretamente as chapas de aço

Agora que você conheceu os tipos de chapas de aço, é fundamental saber como armazenar esse material corretamente.

As chapas de aço não podem ser colocadas no chão, pois estarão mais sujeitas a sofrerem danos e corrosão. Para evitar isso, elas devem ser colocadas em estantes ou pallets. Dessa forma, você evita que elas tenham contato com outros metais.

Outro fator importante é armazená-las em locais cobertos e sem umidade. Se elas estiverem em locais abertos, o indicado é que as chapas de aço estejam posicionadas sobre britas e cobertas com lona. 

Se você estiver precisando desse tipo de material para seus trabalhos ou tenha ficado com alguma dúvida a respeito dos tipos de chapa de aço, entre em contato conosco por meio dos comentários para que possamos ajudar no que for preciso.

Na Casa do Serralheiro nós temos tudo para o seu projeto! Siga as nossas redes sociais para acompanhar ofertas exclusivas. 

Você também pode comprar online no nosso shop, temos atendimento virtual. 

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.