Aço

Tubo quadrado: Aprenda sobre suas características

usos-do-tubo-quadrado-casa-do-serralheiro

Utilizado para desempenhar diversas funções, muitas pessoas se perguntam sobre o que é tubo quadrado e como ele funciona na prática. De maneira resumida, o tubo quadrado é geralmente usado para fins estruturais e de manutenção, como construção de edifícios, grades e postes de sinalização

Possuindo algumas variações e tipos, esse material oferece diversas vantagens especialmente na indústria como um todo. A seguir iremos explorar com mais detalhes sobre suas características e uso. Vem com a gente!

Materiais e medidas do tubo quadrado

Os materiais mais utilizados para a fabricação desse tipo de tubo são o alumínio e o aço. Apesar disso, o ferro também é muito utilizado, por conta da sua tenacidade em estruturas onde o risco de ferrugem não é relevante. Eles estão disponíveis em vários comprimentos de armazenamento. Mas normalmente variam de 60cm a 7 metros, embora possam ser personalizados.

Tubo quadrado de alumínio

O alumínio é um metal mais leve que o aço (três vezes mais). Por isso, é muito apreciado na fabricação de componentes metálicos, principalmente nos setores ligados ao transporte. 

Assim, o tubo quadrado de alumínio é utilizado principalmente na indústria automotiva e aeroespacial. Mas também em barreiras, portões, cercas, corrimões, bicicletários e fabricação em geral. Além disso, também pode ser usado para grandes estruturas, como no caso das construções de casas. 

Em locais com temperaturas extremas, porém, o alumínio corre o risco de ser destruído, pois apresenta menor resistência à corrosão do que o aço. Em geral, o tubo quadrado de alumínio fornece:

  •  Mais leveza que o aço.
  •  Preço mais baixo que o aço.
  •  Facilidade de soldagem, mas menor do que a do aço.
  •  Alta usinabilidade.

Tubo quadrado de aço

Por ser uma liga (ferro e carbono), tem muitas propriedades interessantes. É um material mais pesado que o alumínio. Por isso é especialmente valorizado pela sua utilização em estruturas pesadas ou que requeiram resistência à corrosão e temperaturas extremas. Como é o caso de construção de habitações e grandes estruturas, como pontes, estradas ou usinas de óleo ou gás.

Além do mais, é fácil de soldar e possui uma facilidade moderada de corte, moldagem e usinagem, pois é um material muito denso. Em geral, o tubo quadrado de alumínio fornece:

  •  Mais peso do que alumínio.
  •  Mais resistência do que alumínio.
  •  Maior resistência à corrosão do que o alumínio.
  •  Maior resistência a temperaturas extremas do que o alumínio.
  •  Facilidade de soldagem.
  •  Alta usinabilidade.

Tubo redondo

Já o tubo redondo apresenta algumas vantagens como maior peso por polegada, característica muito valorizada na construção de estruturas pesadas, além da resistência e confiabilidade que proporciona quando o sentido da força (desvio horizontal e vertical) é conhecido ou controlado. 

O tubo quadrado também permite a soldagem mais fácil de vários tubos, unindo suas extremidades. Além disso, é também é mais fácil de armazenar e empilhar. 

Outros usos do tubo quadrado

Embora a sua utilização na construção e na indústria de transportes seja muito importante, não podemos esquecer o grande número de aplicações que o tubo quadrado tem em indústrias tão diversas. Podemos citar o mobiliário urbano, bancadas, postes, etc. Ou no setor doméstico como em estantes, estruturas de sofás, camas e muitos outros. 

Fabricação do tubo quadrado

Os tubos quadrados podem ser soldados ou sem costura. No caso de fabricação sem costura, a técnica de extrusão ou estiramento a frio pode ser usada. Entretanto, tubos sem costura geralmente têm baixa capacidade de suportar cargas localizadas, portanto não são adequados para a construção de grandes edifícios. Tubos soldados a frio são normalmente usados ​​para essa finalidade.

Na fabricação de tubos soldados, é usada uma placa de aço plana que é gradualmente dobrada em um tubo redondo. Após a soldagem da borda, o tubo passa por uma conformação na qual as paredes são aplainadas até atingir a forma quadrada ou retangular.

Conclusão

O tubo quadrado é um instrumento indispensável na indústria para diversas finalidades como você conheceu ao longo do artigo. Sua importância o torna um recurso cada vez mais explorado em todo o mundo.

E por fim, se você ainda não conhece o nosso site, aproveite para conferir as novidades na maior loja de aço do Brasil.

Na Casa do Serralheiro nós temos todos os tipos de aço para o seu projeto!

Siga nossas redes sociais! Lá temos promoções exclusivas e o entrega mais rápida da região.

Conheça nosso blog para mais dicas e compre online no nosso shop, temos atendimento virtual!

Voltar para a lista

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.