Aço Inox

Corrimão de aço inox: tudo sobre seus benefícios

Corrimão de aço inox: saiba tudo sobre os benefícios desse produto

Os corrimãos, de modo geral, são muito importantes em nossas vidas. Principalmente se há crianças ou idosos na família, ou alguém com deficiência física. Portanto,  são essenciais nos casos de indivíduos com mobilidade reduzida.

Subir e descer escadas são atividades cotidianas, e muitas vezes, cansativas. O corrimão, além de nos ajudar nessas tarefas diárias, podem também prevenir acidentes como escorregamentos e até mesmo quedas.

Muito bem! Que corrimãos são parte importante de residências que possuem escadas, já sabemos. Mas qual diferença pode haver entre um material e outro? Bom, toda! É certo que pode haver uma aposta estética na hora da implantação dos corrimãos. Porém, o material e a função que este material pode ter no produto é com certeza mais importante.

Por isso, apostar nos corrimãos em aço inox pode ser uma sábia decisão, e o objetivo desse texto será mostrar as vantagens presentes ao optar por esse item.

Visual e Estilo

Há quem diga que a ausência de corrimãos em escadas promove um visual mais moderno, elegante e diferenciado, afirmação que pode vir a ser verdade, de fato. No entanto, é certo que escadas sem corrimão são perigosas, principalmente em casas com crianças e idosos.

Outrossim, escadas com corrimão, além de cumprirem a função de assegurar a integridade dos moradores, cumprem também um papel estético fundamental. A seguir, você verá imagens que provam o quanto os corrimões de aço inox, podem melhorar o visual de sua residência.

Corrimão em aço inox

Fixado na parede, o corrimão, além de sua função primária de proteção, mais parece um belo ornamento. Isso porque o aço inox adequa-se a qualquer ambiente e promove um bem-estar visual.

A prova disso é que, inserido em qualquer modelo de escada, o corrimão em aço inox molda-se com propriedade e estilo. Portanto, quer seja numa escada comum ou em uma escada em espiral, o corrimão há de firmar-se em acordo com o ambiente.


Corrimão de aço inox em escada L, presente em arquitetura moderna

Segurança e propriedades do aço inox

Conforme dito anteriormente, os corrimãos, de modo geral, garantem a segurança de uma família. Especialmente se há nela algum indivíduo com mobilidade reduzida ou crianças.

Entretanto, o aço inox é ainda mais seguro e efetivo, ao adotar forma de corrimão, do que corrimãos feitos a partir de outros materiais.

A palavra inox, como é sabido, vem do termo inoxidável, isto é, este aço não enferruja. Portanto, trata-se de um material resistente e prático. Também pode resistir a elementos da natureza, como altas temperaturas, chuvas e vendavais, sem sofrer danos graves.

Com base nisso, é possível que um corrimão feito deste material seja instalado em ambientes externos, pois não sofrerão corrosão ao enfrentarem as condições climáticas citadas.

Outra vantagem ao se instalar um corrimão de aço inox é a de que trata-se também de um material não escorregadio. Por isso, mesmo molhado devido à chuva ou a algum outro fator, o usuário pode se apoiar sem maiores temores. Uma vez que o aço é firme e assegura a estabilidade de quem nele se apoia.

Além disso, quer seja para os ambientes externos ou internos, o material precisará ser higienizado. Uma vez que o contato com ele se dá com as mãos, que contém grande quantidade de agentes bacterianos e germes.

Portanto, ao realizar a higienização do aço, o morador verá que se trata de um material asséptico. Isto é, ele é facilmente higienizável e, por isso, poderá realizar sua limpeza sem maiores dificuldades.

Para além das escadas

Mas tem como função o corrimão de aço inox apenas garantir a segurança em acessos por meio das escadas? Certamente não.

O acesso por meio de rampas, que tem por objetivo a viabilização de acesso para deficientes físicos, também deve contar com a implantação de corrimãos de aço inox. Isso porque, como dito anteriormente, o material é ótimo para ambientes externos. Portanto, adequa-se muito bem em estacionamentos cujas rampas de acesso estão próximas.

Além disso, é sabido que nos dias de hoje está em vigência a norma NBR 9077, chamada “Saída de emergência em edifícios”. Do que se trata a norma? A seguinte norma estabelece padrões de segurança contra incêndio em escadas de saída e emergência.

Em caso de um acidente envolvendo um incêndio em determinado prédio público ou comercial, faz-se necessária a existência de saídas de emergência de fácil acesso. Essas saídas necessitam de escadas para chegar até o exterior do prédio, que se encontra no térreo.

Nesses casos, em que os indivíduos estão nervosos e desesperados, se não houver uma manutenção que cuide também das escadas e de seus corrimãos, o indivíduo certamente será prejudicado. Em casos mais graves, pode ter sua vida colocada em risco. Portanto, os corrimãos, principalmente os de aço inox, cumprem funções que vão além da segurança do lar.

Conclusão:

O artigo teve, como objetivo, mostrar a importância da presença de corrimãos acompanhando escadas. Também frisamos quão importante é preferir o corrimão feito a partir de aço inox, no lugar de outros materiais mais caros e também mais pesados e menos práticos.

Vale lembrar de que a aposta em uma escada sem corrimão pode contribuir para um padrão estético que há de fazer custar caro um tratamento hospitalar. Portanto, não vale a pena arriscar! Mas, sim, contar com a instalação desse item prático e economicamente acessível, para garantir a segurança de todos!

Voltar para a lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.